O gerenciamento de seu estoque pode fazer toda a diferença nos resultados da sua empresa, confira abaixo algumas questões simples, porém que podem lhe ajudar e muito nas decisões a serem tomadas;

 

  • Quais são os produtos que mais giram no seu estoque?

o    Informação é crucial para que você possa gerenciar e prever suas compras, isso lhe ajudará nas negociações com os fornecedores, na melhoria da organização do seu espaço físico e em tomadas de decisões.

 

  • Quais são os produtos que estão a mais tempo parados em seu estoque?

o    Estoque parado é capital/dinheiro parado, por isso é importante tal informação, também vale lembrar que todo produto parado gera um custo, então quanto antes você movimentar esses produtos, menores serão os custos e consequentemente poderá reinvestir em produtos mais rentáveis.

 

  • Você sabe quais são os produtos que mais lhe geram lucro?

o    Nem sempre o produto mais vendido é o que mais gera lucro. Esse ponto é muito importante e deve ser dado uma atenção extra. Um modo muito utilizado de acompanhar essas informações é através de Relatórios de Curva ABC, que pode ser base para a famosa “Teoria de Pareto”, em resumo, divide seus produtos em 3 grupos (A, B e C). Seguindo a teoria, no grupo A você terá em torno de 20% dos seus produtos que irão representar 80% do seu faturamento, já no grupo B, que representara 40% dos seus produtos, vão representar 15% do seu faturamento e por fim no grupo C, com os mesmos 40% dos seus produtos, vão representar apenas 5% do seu faturamento.

Com certeza a análise dessas informações trarão maiores benefícios para seu negócio e fará com que você veja com outros olhos o seu estoque.