IBS Sistemas

PIX: O que é e como funciona?

o que é pix

Você já está sabendo o que é PIX? Sabe como ele funciona? Esse é o mais novo meio de pagamento eletrônico lançado pelo Banco Central em 2020 e vem revolucionando as transações bancárias no Brasil.

Mais uma vez a revolução tecnológica veio para facilitar e desburocratizar a vida do brasileiro quando se refere a transações bancárias e pagamentos eletrônicos.

Dessa forma, o PIX objetiva modernizar os meios de pagamento, possibilitando a redução de custos e tornando tais transações mais simples e ágeis.

Quer ficar por dentro dessa novidade ou ainda não entendeu o que é o PIX?

Escrevemos esse artigo explicando tudo sobre ele e quais as vantagens o PIX traz para o seu dia a dia. Leia até o fim e fique ligado.

 

O que é o PIX?

O PIX é um sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central (BC), que permite transferências e pagamentos de forma eletrônica em até 10 segundos, 24 horas, 7 dias por semana (incluindo feriados) e sem passar por intermediários.

O pagamento instantâneo visa facilitar as transações financeiras entre pessoas, empresas, pagamento de contas e até mesmo o recolhimento de impostos e taxas do governo.


Como funciona o Pagamento Instantâneo?

Já sabemos que as transferências e pagamentos realizados pelo PIX são em tempo real e sem intermediários. Mas como são feitas as transações?

O PIX é um meio de pagamento disponibilizado pelas instituições financeiras que aderiram ao sistema de pagamento instantâneo.

Seu objetivo é ser prático e rápido, ficando disponível nos apps das instituições participantes.

Para realizar transações com o PIX, é necessário possuir uma conta em qualquer instituição financeira.

Essas transações poderão ser efetivadas através de:

  • Leitura de um QR Code (que pode ser estático ou dinâmico) com a câmera do seu smartphone;
  • Abertura de um link enviado pelo recebedor;
  • Tecnologias de troca de informações por aproximação, como a tecnologia NFC (Near-Field Communication) ou;
  • Informando uma chave para endereçamento, que pode ser um CPF/CNPJ, e-mail ou número de telefone celular do recebedor.

 

Há ainda a opção de digitar manualmente as informações da conta do recebedor, como é feito com as TEDs e DOCs, porém não é tão prática como as demais e pode ser mais morosa.

 

QR Code PIX

Quais as modalidades de transações podem ser feitas via PIX?

Os pagamentos através do PIX abrangem toda a população e as transações podem ser feitas entre:

  • Pessoas físicas (P2P);
  • Pessoas físicas e empresas (P2B);
  • Empresas (B2B);
  • Pessoas físicas ou empresas e órgãos governamentais (P2G e B2G) e;
  • Órgãos governamentais e pessoas físicas ou empresas (G2P e G2B).

 

Quais as vantagens de utilizar o Pagamento Instantâneo?

O PIX já caiu no gosto popular, e oferece algumas vantagens frente aos métodos tradicionais como TED, DOC, pagamentos com cartões, boletos, etc. Algumas dessas vantagens são:

  • Agilidade, velocidade e praticidade nas transações: é possível realizar transações em poucos cliques, tornando-as mais ágeis e sem a necessidade de preencher vários dados manualmente. Além disso, o BC fala em no máximo 10 segundos para a transação ser concluída.
  • Disponibilidade imediata: com o PIX é possível fazer transações a qualquer momento, 24 horas, 7 dias por semana (incluindo feriados), ao contrário das TEDs e DOCs que possuem restrições de dia e horário. Também é possível agendar transações pelo PIX, caso as instituições disponibilizem essa funcionalidade em seus apps.
  • Segurança: o PIX proporciona maior segurança nas transações, pois será gerido somente pelo BC, além de utilizar métodos seguros como o QR Code e NFC, podendo ter autenticação biométrica e por reconhecimento facial, diminuindo o risco de fraudes e erros.
  • Custo menor: apesar de o custo das transações ficar a cargo das instituições participantes, as tarifas do PIX são mais baixas que os métodos atuais, devido ao baixo custo de implementação. Além disso, a competição entre as instituições financeiras minimiza os custos que são repassados aos clientes.
  • Redução de prazos: com o PIX a confirmação de pagamento é instantânea e isso elimina o prazo de compensação de boletos e cartões de débito, comuns em compras online.

 

Benefícios PIX

Além de todas essas vantagens, o PIX ainda traz algumas mudanças nos hábitos dos brasileiros com a sua popularização.

Com o PIX, o uso do TED e DOC pode diminuir ainda mais e, quem sabe, pode até ser extinto.

Como sabemos, essas transações ainda são cobradas na maioria dos bancos, além de serem restritas à horários e dias específicos.

A substituição dos boletos e do cartão de débito, também pode ser mais uma mudança trazida pelo PIX.

Todos esses meios possuem taxas como a cobrada pela emissão de boletos e as cobradas pelas adquirentes dos cartões de débito, além de possuírem prazos mais longos para compensação dos valores.

Porém o PIX não substitui o cartão de crédito, pois ele só funciona em operações de débito.

Outro fator importante que o pagamento instantâneo mudou na vida dos brasileiros é a redução no uso do dinheiro de papel, proporcionando maior segurança e praticidade no momento de efetivar pagamentos, principalmente de pequenos valores.

 

Quando podemos usar o PIX?

A data do lançamento do PIX foi 16 de novembro de 2020 e se você quer saber se o seu banco aderiu a essa modalidade de pagamento eletrônico é só procurar o seu banco na lista de participantes em processo de adesão ao PIX, disponibilizada pelo Banco Central.

Agora que você já sabe o que é o PIX, é hora de cadastrar as suas chaves e aproveitar todas as vantagens e benefícios que ele trouxe.

Se gostou desse conteúdo, compartilhe esse post. 

Para ler mais artigos como esse, acesse nosso Blog e siga a IBS nas redes sociais.

Conteúdos relacionados:

PIX Cobrança: substituto do boleto?

Em um mês, PIX já representa quase 40% das operações

5 Benefícios do PIX para o varejo

PIX: Empresas que aderiram, tiveram menor perda de faturamento

Entendendo o PIX Saque e PIX Troco



Compartilhe esse conteúdo