Atualmente a automação dos processos está cada vez mais presente no dia a dia de todas as empresas. Estamos cercados por termos como ERP, WMS, CRM, PAF-ECF, TEF, PDV, etc. Mas nesse artigo vamos falar exclusivamente sobre o WMS. Você sabe o que é Sistema de Gerenciamento de Armazém? Sabe qual a finalidade de usar um WMS? Quais são os benefícios que ele traz?
Se não sabe, leia esse conteúdo até o final e fique por dentro do assunto.
O que é Sistema de Gerenciamento de Armazém?
Um WMS (Warehouse Management System) ou Sistema de Gerenciamento de Armazém, como é conhecido em português, é um sistema de logística que tem como objetivo gerenciar todos os processos logísticos e as operações que ocorrem em um armazém ou centro de distribuição.
Através de um software de WMS, é possível gerenciar todas as movimentações internas de produtos e materiais, desde o momento de entrada até o momento de saída, onde englobam processos de inventário, separação e preparação de pedidos, bloqueios de produtos, otimização do armazenamento, entre outras operações.
Geralmente o WMS atua como um módulo complementar, integrado a um software ERP, fornecendo dados e atuando exclusivamente nos processos logísticos de uma empresa, mas também pode ser uma ferramenta autônoma, no caso de processos mais enxutos.
Como funciona o sistema WMS?
Com o objetivo de controlar todos os processos logísticos internos, o Sistema de Gerenciamento de Armazém começa a atuar já na entrada da mercadoria no depósito.
A partir do recebimento da mercadoria, é registrada a entrada no sistema através de documentos como a NF-e, pedidos, etc. vindos de um software ERP. Esse registro contém diversas informações que são essenciais para o processo seguinte, que é o de armazenamento. Após o procedimento de entrada, as mercadorias são classificadas e etiquetadas conforme suas características e então partem para o armazenamento.
Dessa forma as mercadorias são armazenadas conforme suas características e regras pré-estabelecidas, podendo ser características específicas, capacidade do espaço reservado para armazenamento, proximidade de itens, entre outras possibilidades.
Outro processo que é automatizado pelo WMS, é a separação e expedição dos produtos para o cliente (picking). Com a otimização da identificação e do armazenamento dos produtos, o procedimento de separação acaba se tornando muito mais ágil e assertivo. Através de critérios como: lote, data de validade, métodos FIFO/LIFO, tipo de SKU etc. a busca dos produtos e a separação são facilitadas, melhorando o processo e agilizando a expedição dos produtos ao cliente.
Vantagens de utilizar um Sistema de Gerenciamento de Armazém
Apesar de o valor investido na implementação ser um pouco alto, tanto na questão financeira como na de tempo exigido para isso, um sistema WMS fornece diversas vantagens que compensam todo o processo de implementação do software. Além disso, ele fornece várias funcionalidades que solucionam diversos problemas comuns em todo centro de distribuição ou depósito.
1 Gestão de estoque
Através do WMS é possível ter um controle muito maior sobre o estoque armazenado. Tudo que entra e sai é rigorosamente registrado pelo software e através de tecnologias como o RFID, coletores de dados e scanners de código de barras, fica fácil controlar cada movimento da mercadoria na logística interna. Isso facilita o armazenamento após a entrada das mercadorias, o rastreamento e localização na prateleira, o que agiliza a separação de pedidos.
2 Redução de custos
Qual empresa não tem o objetivo de minimizar custos operacionais? Com o WMS é possível reduzir custos com a armazenagem dos produtos. Portanto, com o controle do estoque e o armazenamento mais eficiente, o risco de perdas internas pode reduzir drasticamente.
Através do WMS e seus coletores de dados, o controle de datas de validade, números de lotes, tipos de embalagens e outras características das mercadorias fica muito mais fácil, o que permite monitorar e rastrear, todas as informações daquela mercadoria, possibilitando uma gestão mais estratégica do estoque. Além disso, o WMS possui controles que podem ser configurados conforme as necessidades de cada item e empresa.
3 Melhoria no atendimento ao cliente
Com a agilidade e dinamização dos processos logísticos que o WMS proporciona, é possível entregar os pedidos dos clientes com muito mais rapidez, além de oferecer mais precisão quanto a disponibilidade das mercadorias e datas entrega.
Modelos como same-day delivery ou o cross docking tornam-se mais comuns com a ajuda de um Sistema de Gerenciamento de Armazém.
4 Maior controle de inventário
O WMS também possibilita um maior controle de inventário, pois com os itens devidamente registrados e etiquetados, o software contabiliza o número exato de produtos disponíveis e permite atualizar o sistema com informações assertivas. Isso reduz a quantidade de documentos utilizados para esse controle, minimizando erros e garantindo maior precisão nas informações relacionadas ao inventário.
Dessa forma, as empresas podem usar o WMS para obter dados relevantes e exibi-los em forma de relatórios com a finalidade de planejamento e tomada de decisão.
5 Otimização na utilização do espaço físico
O WMS também otimiza o armazenamento das mercadorias em um armazém, alocando-as de maneira mais eficiente. Com isso, as mercadorias são alocadas conforme características como tipo de embalagem, rotatividade, proximidade de itens, etc. que acabam tornando o trabalho de separação mais ágil e produtivo.
6 Aumento de produtividade
Por fim, como consequência de todas as vantagens acima listadas, o WMS acaba aumentando a produtividade dentro de um armazém. Devido a suas características, ele reduz o trabalho manual e dependência de funcionários, trazendo rapidez e agilidade em todos os processos logísticos, além de fornecer dados em tempo real para a análise dos gestores. Conheça um case da IBS Sistemas que vivencia isso na prática.
Conclusão
Sendo assim, fica nítido que um Sistema De Gerenciamento de Armazém promove a otimização dos resultados, trazendo através de suas tecnologias uma maior produtividade na gestão e armazenagem de materiais dentro de uma empresa.
Essas características e, principalmente, vantagens deixam claro a importância de investir em ferramentas como o WMS, com a finalidade de eliminar gargalos e erros, maximizando a produtividade e ganhos dentro das operações logísticas da sua empresa.
Você já utiliza um software de WMS integrado ao seu ERP? Gostaria de saber como a IBS ajuda os clientes a otimizar os processos logísticos internos através de uma Sistema de Gerenciamento de Armazém? Se você acredita que a sua empresa pode ser beneficiada pela nossa solução, entre em contato com a gente e conheça nossas soluções.
Se gostou desse conteúdo, compartilhe esse post. Para ler mais artigos e notícias como essa acesse nosso Blog e siga a IBS nas redes sociais.