IBS Sistemas

DDA: Como funciona o Débito Direto Autorizado

DDA Débito Direto Autorizado

Em um mundo cada vez mais digitalizado, processos corriqueiros do nosso dia a dia acabam sendo facilitados e automatizados pela tecnologia. Uma dessas facilidades foi trazida pelo DDA (Débito Direto Autorizado), que permite controlar o pagamento de boletos de forma ágil e prática através do Internet Banking.

O DDA é uma funcionalidade que vem ganhando popularidade, mais ainda não é amplamente conhecida pela população. Pensando nisso, escrevemos esse post para explicar como funciona do Débito Direto Autorizado e como ele pode ajudar no seu dia a dia.

Continue lendo!

 

O que é o Débito Direto Autorizado?

Criado em 2009 pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o DDA – Débito Direto Autorizado é uma modalidade de pagamento de boletos.

Essa modalidade permite que todos os boletos emitidos no seu CPF ou CNPJ, sejam visualizados na conta-corrente do seu sistema bancário.

Dessa forma, é possível acessar os boletos que precisam ser pagos através do seu Internet Banking ou caixa eletrônico e assim não há a necessidade de recebê-los em papel ou por e-mail.

 

Como funciona o DDA?

Toda vez que é emitida uma cobrança em forma de boleto, registrado no seu CPF ou CNPJ, ela é enviada para sua conta bancária.

Esse processo pode variar de banco para banco, mas de forma geral ao entrar em sua conta-corrente, o DDA vai listar todos os boletos registrados no seu CPF ou CNPJ que ainda não passaram da data de vencimento.

DDA Débito Direto Autorizado - Internet Banking

A partir daí, você seleciona os boletos que pretende pagar, confere as informações e autoriza o pagamento, debitando o valor diretamente de sua conta-corrente.

Mas fique atento, por ser uma funcionalidade pouco conhecida, algumas empresas enviam tanto o boleto eletrônico quanto o boleto físico.

Atualmente o DDA permite o pagamento apenas de Boletos de Cobrança (Ficha de Compensação ou Bloqueto), como: boletos de cobrança do condomínio, da escola, de fornecedores da sua empresa, etc.

Porém, contas de impostos como IPVA, IPTU e contas de serviços públicos como conta de água e luz ainda não podem ser pagos via DDA.

Outro fato importante sobre o DDA, é que ele não funciona como Débito Automático, pois todos os boletos que são enviados necessitam de autorização do titular da conta para serem pagos.

Portanto, fique tranquilo que seus boletos só serão pagos após sua autorização.

Para começar a utilizar o DDA é muito simples, basta solicitar ao gerente do seu banco ou autorizar o envio de DDA através do seu Internet Banking, ou caixa eletrônico. 

Além disso, a grande parte dos bancos não cobra nenhuma taxa para utilizar o DDA.

 

Quais as vantagens de utilizar o DDA?

Como comentado no início do texto, a tecnologia nos traz diversas facilidades e com o DDA não seria diferente. Pagar boletos via DDA proporciona diversas vantagens como:

  • Certeza do recebimento dos boletos, tanto por parte de quem recebe, como por parte de quem envia o boleto;
  • Praticidade para quitar dívidas, evitando a necessidade de ter um boleto físico em mãos ou procurar um e-mail com ele;
  • É possível pagar contas de qualquer lugar utilizando o Internet Banking;
  • Facilidade em controlar as contas a pagar, permitindo um planejamento do que precisa ser priorizado;
  • Diminui o risco de esquecer algum boleto muito importante;
  • Diminui a possibilidade de fraudes;
  • Diferentemente do Débito Automático, o DDA evita a possibilidade de ficar com saldo negativo em sua conta, visto que a transação só é concluída após autorização do correntista;
  • É um meio mais sustentável de cobrança, pois não é necessário enviar um boleto de papel.

 

Portanto, fica claro que o DDA é mais uma facilidade trazida pela inovação tecnológica que veio para melhorar a nossa experiência no controle das nossas finanças pessoais e das finanças de nossas empresas. 

Afinal, são tantas contas para pagar que fica fácil esquecer ou até mesmo sofrer com fraudes e golpes.

Por isso, saiba aproveitar as facilidades oferecidas, e no caso do DDA, de forma gratuita.

 

Se gostou desse conteúdo, compartilhe esse post. 

Para ler mais artigos como esse, acesse nosso Blog e siga a IBS nas redes sociais.

 

Compartilhe esse conteúdo