IBS Sistemas

Qual a diferença entre sistemas de gestão e ERP?

diferença entre sistema de gestão e ERP

Os ERPs são ferramentas de software desenvolvidas para ajudar as empresas a se tornarem mais eficientes e gerarem resultados mais positivos. Por outro lado, os sistemas de gestão também podem ser usados para melhorar a eficiência de empresas. Mas qual é a diferença entre estes dois tipos de sistemas? Neste artigo, vamos explorar as principais diferenças entre sistemas de gestão e ERP.

 

O que é um Sistema de Gestão

Os Sistemas de Gestão (SGI) são ferramentas de software usadas para otimizar e automatizar a realização de tarefas operacionais e processos administrativos em empresas. Estes sistemas permitem que uma empresa se torne mais eficiente e melhore seus resultados ao oferecer um conjunto de aplicações que podem ser usadas para administrar operações, como gerenciamento de estoque e de recursos humanos; inventário; vendas e faturamento.

Esses sistemas costumam ser desenvolvidos para atender às necessidades específicas de uma determinada área e, geralmente, são utilizados pelas equipes responsáveis por essa área. Isso acontece através de um diagnóstico de cada necessidade e criação de soluções personalizadas. As aplicações do SGI permitem que uma empresa monitore suas operações, realize ações estratégicas para atingir seus objetivos e responda rapidamente a mudanças nas condições do mercado.

A diferença desse tipo de sistema é que todas as informações são armazenadas em um único local de maneira simples, limitando o uso para algumas áreas específicas. Isso, entretanto, não significa que não possa ocorrer a repetição de informações. O resultado é a falta de abrangência no acesso à informação, forçando as empresas a escolher uma ou duas equipes para usar o sistema.

 

O que é um ERP

O Enterprise Resource Planning (ERP) é um sistema de software de alto nível projetado para integrar todos os processos, desde a produção de bens e a entrega de serviços até as finanças e as operações de capital intelectual. Ele visa fornecer uma visão geral da situação da empresa e facilitar a tomada de decisão, permitindo que os dados e informações de diferentes áreas sejam compartilhados e utilizados de maneira eficiente.

Assim, todas as equipes têm acesso às informações, facilitando os processos de todos. Se o setor financeiro de uma empresa, por exemplo, precisa de algum dado específico, não há necessidade de interromper a produtividade do profissional responsável para solicitar, e ter que esperar a resposta. Ele mesmo pode ir até o banco de dados e verificar essa informação.

Outra vantagem do ERP é a sua interface única que impede a repetição de informações, mesmo que mais de uma pessoa queira adicionar o mesmo dado. Entre os procedimentos que podem ser melhorados com o uso do ERP estão a criação de soluções, transparência de informações, redução de custos e aumento de produtividade. 

 

Diferenças entre ERP e SGI

Existem várias diferenças fundamentais entre ERP e SGI. Primeiro, os sistemas de gestão são projetados para se concentrar principalmente nos processos administrativos, enquanto os de ERP fornecem informações mais completas. Além disso, os ERPs são mais abrangentes e podem cobrir muitas áreas diferentes do negócio, enquanto os sistemas de gestão são mais focados em apenas uma ou duas.

Vale lembrar que o sistema integrado não possui um banco de dados ou interface únicos, o que pode resultar em mais de uma pessoa adicionando o mesmo dado e ocasionando uma repetição de informações. Enquanto isso, o ERP impede que isso aconteça devido a sua já mencionada interface única.  

 

Conclusão

No fim das contas, é possível perceber que o ERP é uma opção mais completa e proveitosa, enquanto o SGI é uma versão mais Light. Embora ambos ofereçam benefícios semelhantes, o ERP cobre um campo mais amplo do que o SGI. Esta informação pode ajudá-lo a tomar decisões sobre qual dos dois sistemas melhor atende às necessidades de sua empresa. 

Uma boa maneira de resumir esses dois sistemas é a seguinte: todo ERP é um sistema integrado de gestão, mas nem todo SGI é um ERP. Caso você esteja procurando implantar um ERP na sua empresa, a IBS sistemas oferece o Volcan

Este é um software totalmente setorizado que extrai o máximo de cada setor e fornecendo as informações primordiais de forma centralizada, auxiliando os gestores na tomada de decisão e planejamento estratégico. Entre em contato conosco clicando no botão abaixo e transforme a sua empresa com a IBS!  

Conhecer o Volcan

 

Compartilhe esse conteúdo