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Benefícios do ERP para autocenters

Benefícios do ERP para autocenters

Desde o início da era digital, novas tecnologias têm surgido para ajudar empresas de todos os portes a otimizar processos do dia a dia. Um exemplo disso são os sistemas de ERP, que estão se tornando cada vez mais populares devido a sua grande versatilidade e poder de análise.

Um dos segmentos mais beneficiados por esse tipo de sistema é o de autocenters, já que um ERP pode automatizar diversas funções importantes, como controle de estoque, agendamento de serviços, gestão de compras e vendas e gerenciamento financeiro. Por isso, hoje vamos explicar em detalhes o que é um ERP, quais os principais benefícios de usá-lo em autocenters e qual a melhor opção para sua empresa.


O Que é ERP?

O ERP (Enterprise Resource Planning) é um software de gerenciamento de negócios que oferece soluções integradas para automatizar e otimizar os processos operacionais da empresa. Nele, todos os dados relevantes para o negócio ficam armazenados em um único sistema, de maneira centralizada, facilitando a consulta e a gestão. Isso acontece porque o ERP é composto por vários módulos que cruzam dados entre si, possibilitando o controle de áreas como finanças, vendas, compras, estoque, recursos humanos, produção, entre outras.

Por meio desses módulos, é possível gerenciar processos que vão desde o planejamento da produção até a emissão de notas fiscais. Um sistema ERP também automatiza tarefas rotineiras e repetitivas, permitindo que os colaboradores tenham mais tempo para se dedicar a atividades que agreguem valor ao negócio, como a criação de estratégias de marketing e de vendas.


Quais os Benefícios do ERP Para Autocenters?

Automação de processos

O sistema pode ser programado para realizar tarefas rotineiras de forma automática, como a emissão de notas fiscais, agendamento de serviços, envio de e-mails de confirmação de agendamento e acompanhamento de pedidos de compra.

No caso dos autocenters, a automação de processos pode ser usada para facilitar o agendamento de serviços e a comunicação com os clientes. Por exemplo, quando um cliente realiza um agendamento, o sistema automaticamente envia um lembrete antes do horário marcado.

 

Maior controle de custos

Ao automatizar tarefas rotineiras, os supervisores e gestores podem se dedicar às atividades estratégicas, gerando uma redução de custos com mão de obra. O sistema também possui um módulo de gestão contábil, permitindo que os gestores acompanhem todas as contas a pagar, contas a receber, pagamento de impostos, pagamentos de fornecedores, entre outros.

Além disso, o ERP pode ser programado para gerar relatórios financeiros, como demonstrativos de resultados, balanços patrimoniais e fluxo de caixa. Com isso, é possível ter acesso a informações precisas e atualizadas sobre a saúde financeira do negócio, permitindo a tomada de decisões mais ágeis e certeiras sobre investimentos, cortes de custos e estratégias para aumentar a lucratividade.


Melhor atendimento aos clientes

O ERP possibilita o controle das informações dos clientes de maneira mais eficaz, facilitando o atendimento. Com acesso a informações precisas e atualizadas sobre o histórico de serviços realizados para um cliente, os funcionários do autocenter podem oferecer um atendimento mais personalizado e eficiente. Por exemplo, se um cliente retorna para fazer um serviço em seu veículo, o funcionário pode acessar o histórico de serviços realizados anteriormente e verificar quais foram os reparos feitos.

É possível também rastrear com mais facilidade os pedidos e acompanhar o progresso destes, acelerando o tempo de resposta para o cliente.  Além disso, também é possível entrar em contato com clientes para agendar serviços rotineiros, como troca de óleo e outros serviços periódicos.

 

Melhor gerenciamento de estoque

Através do módulo de gerenciamento de estoque do ERP, é possível obter diversas informações fundamentais para uma gestão estratégica, como:

  • Quantidade de produtos em estoque;
  • Quantidade de vendas no mês;
  • Produtos mais vendidos;
  • Quantidade de produtos em falta;
  • Preço médio dos produtos;
  • Porcentagem de lucro.

 

Como O ERP Volcan pode ajudar o meu autocenter?

A IBS Sistemas está desde 1993 desenvolvendo e fornecendo softwares e serviços que ajudam empresas a otimizar processos e potencializar resultados. Por isso, criamos o Volcan ERP, um software de gestão voltado para autocenters! Sua função é extrair o máximo de cada setor e fornecer informações primordiais de forma centralizada, auxiliando os gestores na tomada de decisão e planejamento estratégico.

O Volcan ERP possui mais de 500 parâmetros diferentes que alteram o comportamento de inúmeras funções e procedimentos, garantindo que ele se encaixe nos processos de qualquer empresa, independente das particularidades. Além disso, uma das nossas estratégias de implantação é colocar um especialista na sua empresa. Assim, sua equipe pode tirar dúvidas de maneira direta e imediata para que todos possam aproveitar ao máximo a plataforma. Entre em contato conosco clicando no botão abaixo e transforme a sua empresa com a IBS!

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