Qual a margem de lucro dos seus produtos ou serviços? Você tem mapeada qual a lucratividade da sua empresa? Saber como calcular a margem de lucro da empresa é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. E, por isso, elaboramos esse breve artigo para mostrar qual a forma correta de calcular a margem de lucro sobre seus serviços ou produtos.
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O que é a margem de lucro?
A margem de lucro é um indicador muito utilizado para avaliar a saúde financeira da empresa. E em resumo, é a diferença entre a receita total das vendas, subtraída dos custos relacionados a elas. Quando essa diferença fica negativa, as vendas estão resultando em prejuízo.
Portanto, a margem de lucro nada mais é, do que um valor percentual que representa a diferença entre custos e receitas (lucro ou prejuízo).
Porém, esse cálculo simples, engloba diversos fatores que afetam diretamente a margem de lucro das empresas. E isso é o que vamos detalhar abaixo.
Margem de lucro bruto
O lucro bruto refere-se ao resultado da subtração da receita total e dos custos de produção, veja abaixo:
LUCRO BRUTO = RECEITA – CUSTOS E INVESTIMENTOS
Assim, receita é o valor total obtido com as vendas, já os custos e investimentos, é tudo o que foi investido para produzir um produto ou prestar algum serviço ao cliente.
Veja o exemplo:
Uma empresa que faturou R$ 20 mil em um mês e teve custos de R$ 12 mil no mesmo período.
- RECEITA TOTAL: R$ 20.000
- CUSTOS E INVESTIMENTOS: R$ 12.000
- LUCRO BRUTO: R$ 20.000 – R$ 12.000 = R$ 8.000
Portanto, o valor do lucro bruto da empresa é de R$ 8.000.
Para chegarmos ao valor percentual da margem de lucro bruto, temos que fazer mais um cálculo:
MARGEM DE LUCRO = (LUCRO BRUTO / RECEITA TOTAL) x 100
Dessa forma, seguindo o exemplo anterior, temos o seguinte cálculo:
- RECEITA TOTAL: R$ 20.000
- LUCRO BRUTO: R$ 8.000
- MARGEM DE LUCRO: (R$ 8.000 / R$ 20.000) x 100 = 0,4 x 100 = 40%
Dessa forma, chegamos ao valor percentual, ou seja, a margem de lucro bruto da empresa é de 40%.
Margem de lucro líquida
Além do lucro bruto, é muito importante saber calcular também a margem de lucro líquido.
Nesse caso, além dos custos e investimentos relacionados à produção de um produto ou prestação de um serviço, é necessário acrescentar todas as despesas da empresa, como aluguel, conta de água, luz, internet, telefone, impostos, despesas com pessoal administrativo, etc.
Veja o cálculo:
LUCRO LÍQUIDO = RECEITA – CUSTOS E INVESTIMENTOS – DESPESAS
Utilizando o mesmo exemplo citado anteriormente, agora acrescentando as despesas de R$ 5.000, a conta é a seguinte:
RECEITA TOTAL: R$ 20.000
CUSTOS E INVESTIMENTOS: R$ 12.000
DESPESAS: R$ 5.000
LUCRO LÍQUIDO: R$ 20.000 – R$ 12.000 – R$ 5.000 = R$ 3.000
MARGEM DE LUCRO: (R$ 3.000 / R$ 20.000) x 100 = 0,15 x 100 = 15%
Portanto, a margem de lucro líquida de sua empresa é de 15%. Esse é o valor real da lucratividade do seu negócio. Perceba que esse resultado é bem menor que a margem apurada somente com base no lucro bruto.
Por que calcular a margem de lucro?
Calcular a margem de lucro é muito importante para avaliar a saúde financeira de uma empresa e serve como indicador para diversas situações.
Por exemplo, bancos costumam solicitar ao empreendedor a lucratividade da sua empresa antes de conceder empréstimos.
Também é possível saber se o preço do produto ou serviço cobrado na venda está justo, competitivo e lucrativo. Vejamos, se a empresa cobra um valor muito alto, ela não terá um preço competitivo e não conseguirá realizar muitas vendas. Por outro lado, se o preço cobrado for muito baixo, sua empresa terá problemas financeiros, com um lucro muito pequeno.
Portanto, com a margem de lucro uma empresa consegue visualizar o seu desempenho de vendas, estimar resultados e tomar decisões mais assertivas. Infelizmente, muitos donos de negócio se atentam apenas aos números das vendas, sem relacionar os custos, o que afeta diretamente as finanças da empresa.
Qual a margem certa para sua empresa?
Em um cenário ideal, imaginamos que quanto maior a margem de lucro, melhor serão os resultados. Mas, diversos fatores devem ser considerados antes de você estabelecer a margem de lucro da sua empresa.
Alguns desses fatores são o setor de atuação, produto ou serviço comercializado, custo total das operações, formulação de preços, ambiente externo, etc. Essas informações são fundamentais para estabelecer uma margem ideal para o seu negócio.
Além disso, é possível utilizar outros indicadores para ajudar na definição da margem de lucro da sua empresa. O mais conhecido é o Mark Up, um índice multiplicador aplicado sobre o custo, que determina o preço de venda de um produto ou serviço.
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