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Sistema PDV: o que é e para que serve?

O que é PDV

Para uma loja varejista o PDV é fundamental. Ele é o ponto mais importante de uma loja e por isso a sua operação nunca pode parar. Dessa forma, é preciso ter um sistema de PDV integrado, que emita documentos fiscais e que aceite diversas opções de pagamento para facilitar a vida dos clientes e vender mais no dia a dia.

 

O que é sistema PDV?

O sistema de Ponto de Venda é o checkout da loja física, através dele que é feita emissão de notas fiscais, recebimento de pagamentos e outros processos de vendas.

Em outras palavras, o PDV faz a ponte entre a empresa e o consumidor e é crucial para facilitar novas compras.

De modo geral, o PDV engloba todos os sistemas e equipamentos utilizados para a conclusão do processo de venda.

Por isso, tanto para o lojista quanto para o cliente é importante que tudo ocorra de forma correta e eficiente, com agilidade e qualidade.

 

Para que serve o PDV?

Além de servir para fazer vendas e emissão de documentos fiscais, o PDV também facilita a contagem das vendas por diferentes formas de pagamento no fechamento do caixa e atualiza o estoque em tempo real.

Dessa forma, o sistema também ajuda no monitoramento de estoque, uma das principais dificuldades para quem está começando.

Essa automação é muito importante para a organização e a gestão financeira da empresa, já que antes essa parte era feita de forma manual.

Ao adotar um sistema de PDV, você consegue registrar entradas e saídas de estoque em tempo real e isso evita erros, retrabalho e o desperdício.

Dessa maneira, a empresa pode focar na compra dos produtos de maior saída, monitorando o estoque e organizando as compras de reposição com eficiência e rapidez.

Com uma gestão automatizada pelo PDV, a tendência é que a empresa reduza custos desnecessários e com a agilidade no atendimento, melhore a experiência do cliente.

O PDV garante a realização de todos os processos de vendas, do início ao fim e isso é essencial para os varejistas, principalmente para pequenas e médias empresas.

 

Qual é a importância do sistema PDV?

É através do PDV que passam todas as vendas da loja, por isso ele é de suma importância para o varejo. O sistema ajuda a melhorar a experiência de compra dos clientes e otimiza a gestão financeira do negócio.

Quem utiliza o PDV em sua loja possui diversas vantagens no dia a dia. A primeira delas é o fim dos problemas com o Fisco. A legislação brasileira é bastante rigorosa e ter um software que atualiza as vendas em tempo real e emite cupons fiscais, é fundamental para não ter pendências fiscais.

O sistema também simplifica as vendas, trazendo mais agilidade e segurança para a operação, gerando mais confiança para os clientes. Isso ajuda a loja a aumentar as vendas e fidelizar clientes já no curto prazo.

Muitos sistemas de PDV também garantem o funcionamento offline, essencial para lojas em áreas com sinal instável ou caso sofram problemas de queda na conexão.

Outra praticidade do PDV é a possibilidade de integração com outros softwares como o da SHIPAY e o TEF, que podem facilitar ainda mais a operação de vendas e agregar muitos outros benefícios ao dia a dia da loja, como realizar pagamentos sem contato físico, algo que se tornou muito comum durante a pandemia de Covid.

Com a popularização das carteiras digitais e do PIX no Brasil, a integração do sistema com estes serviços facilita o processo de compra e evita a perda de vendas.

A integração entre diferentes softwares é essencial para facilitar a vida dos gestores, já que tudo passa de um sistema para o outro, automaticamente, gerando uma economia de tempo e uma praticidade fundamental para pensar mais no negócio.

 

Integração dos pagamentos digitais no varejo

A integração do PDV com soluções, como a da SHIPAY, para pagamentos digitais é essencial para os varejistas brasileiros em 2021.

Atualmente, já existem mais de 30 carteiras digitais no país e esse número tende a crescer até o fim do ano.

Fora isso, ainda há o PIX, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, que se popularizou entre os brasileiros em pouquíssimo tempo.

As expectativas pelas carteiras digitais no mercado são gigantes. O relatório da Global Payments Report de 2018, aponta que o uso das carteiras digitais na América Latina deve mais do que triplicar até 2022.

E a pandemia de COVID-19 um dos principais aceleradores desse processo, expandindo as opções de pagamentos no mercado com o crescimento absurdo das carteiras digitais.

Como o pagamento com carteiras digitais não exige contato físico entre vendedor e cliente, este meio está sendo bastante utilizado neste período e tudo indica que será algo comum no dia a dia do varejista.

E além de oferecer uma experiência mais segurança e 100% digital, as carteiras digitais ainda trazem outras vantagens como descontos em compras, sistemas de cashback e controle dos gastos por aplicativo nos smartphones.

É muita praticidade e os sistemas da IBS já contam com a integração para pagamentos digitais da SHIPAY. Mais uma parceria que veio para facilitar o dia a dia do varejista. Quer saber mais detalhes dessa integração? Entre em contato.

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