Em outro artigo já explicamos a importância de poder contar com um sistema de gestão na sua empresa. Agora vamos ajudar você a escolher o melhor software para o seu negócio.
Escolher um Sistema de Gestão para sua empresa pode parecer algo simples, mas merece uma atenção especial, pois se trata de uma compra complexa em um ambiente onde o corte de gastos e orçamento enxuto fazem parte do dia a dia das organizações. Além disso, cada empresa é diferente e possui particularidades que precisam ser atendidas por um software.
Por isso elencamos em 7 tópicos, alguns fatores que devem ser considerados no momento de iniciar uma nova parceria com um fornecedor de sistema de gestão para sua empresa.
Continue lendo!
1 – Faça um levantamento das reais necessidades da sua empresa
Diversos processos podem ser automatizados dentro da sua empresa, por isso, defina processos que são prioridade e que devem ser supridos pelo software.
Também dedique um tempo para levantar as falhas, e o que impede o desenvolvimento da sua empresa. Converse com sua equipe, peça opiniões e deixe eles apontarem o que pode ser melhorado para facilitar as atividades diárias na sua empresa.
2 – Verifique quais funcionalidades o sistema de gestão oferece
A melhor escolha será pelo sistema que lhe oferecer um leque de possibilidades e que seja completo, suprindo todas as necessidades da sua empresa. Busque um sistema que ofereças as funcionalidades que são essenciais para a sua empresa.
Além disso, é importante que o software seja constantemente atualizado conforme a legislação, que no Brasil, sofre mudanças frequentemente. Melhorias no sistema também são sempre bem-vindas, afinal, novas tecnologias estão sempre surgindo para contribuir com o aprimoramento e desenvolvimento de novas funcionalidades.
3 – Escolha por um sistema de gestão que faça atualização em tempo real
É extremamente importante que todas as suas informações sejam atualizadas em tempo real, por exemplo, o seu controle de estoque. Imagine receber um pedido e não ser possível entregá-lo, pois não há produtos em estoque. Atualização em tempo real vai melhorar muito todos os processos diários dentro da sua empresa.
4 – Observe se o sistema possui suporte
Escolha um sistema que lhe ofereça treinamento, e um acompanhamento de qualidade para lhe auxiliar sempre que necessário. Pois, certamente no início, muitas dúvidas vão surgir e será preciso essa interação com a assistência para que tudo ocorra como esperado.
Além disso, você ficará muito mais tranquilo sabendo que existe um profissional pronto a lhe atender.
5 – Preze pela facilidade no uso
Nem todos os seus funcionários vão ter facilidade em trabalhar com o sistema, por isso, procure por um programa que seja intuitivo e fácil de utilizar. Um software muito difícil de usar pode acabar dificultando o trabalho e desencorajar sua equipe a utilizá-lo.
6 – Saiba se o software possui integração com outros sistemas importantes para sua operação
Muitas empresas precisam de softwares específicos para certos ramos de atividade ou para automatizar processos internos que não são supridos por um ERP.
Por isso é importante que o sistema de gestão se comunique com outros softwares, mantendo um fluxo de informações necessárias para o monitoramento dos processos e tomada de decisão.
7 – Lembre-se que o barato muitas vezes pode sair caro
Considere a implantação de um sistema, um investimento para a sua empresa e algo que lhe trará retorno e benefícios financeiros. Por isso avalie o custo-benefício que o software oferece e que atenda as demandas essenciais para sua empresa.
Independente do seu tipo de negócio, saiba que investir em um sistema deve trazer melhorias em vários aspectos, e principalmente, aumentar as chances de sucesso da sua empresa.
Agora que você já sabe como escolher um software de gestão para a sua empresa, nós queremos te dar uma dica valiosa.
A IBS Sistemas há 29 anos é referência na área de desenvolvimento de Softwares de Gestão para empresas.
Entre em contato e solicite um orçamento personalizado e gratuito para o seu negócio.
Se gostou desse conteúdo, compartilhe esse post. Para ler mais artigos e notícias como essa acesse nosso Blog e siga a IBS nas redes sociais.
Estamos no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube e agora com um canal no Telegram cheio de conteúdo e informação.
- Método GTD (Getting Things Done): domine a Produtividade
- Como Implementar um Sistema ERP: Passo a Passo para uma Transição Suave
- O Processo de Desenvolvimento dos Sistemas da IBS: Um Guia Completo
- Os Benefícios do WMS na Gestão de Estoque
- Tutorial: Como Utilizar os Canais de Atendimento da IBS Sistemas
- 14 Causas Comuns de Problemas de Estoque: Como Identificar e Resolver