IBS Sistemas

Complexidade Tributária: 1500 horas só pagando impostos.

Empresas gastam até 1500 horas pagando impostos.

Você já se deu conta de toda a complexidade tributária e burocracia envolvida na abertura e manutenção da sua empresa?

E quanto tempo você gasta para preparar, arquivar e pagar os impostos pertinentes a ela?

Se você parar para pensar, com certeza vai notar que perde muito tempo com tudo isso.

Todos estamos cansados de saber que o Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo e que a burocracia é um dos maiores entraves de todo empresário, seja para abrir uma empresa nova, seja para pagar impostos, contratar um colaborador, etc.

Mas como está a situação do Brasil em relação aos outros países, quando se fala em complexidade tributária?

 

1500 horas somente para pagar impostos

Um estudo feito pela Doing Business com a PwC, analisou toda a burocracia envolvida no pagamento de impostos, onde mostrou que no Brasil, são gastos mais de 1500 horas na preparação e pagamento de impostos de renda das empresas, impostos sobre o valor agregado e as contribuições de previdência social. É muito tempo não é mesmo?

Esse estudo ranqueou 190 países conforme a complexidade tributária de cada um e nesse ranking, o Brasil se encontra na 184ª posição, a frente apenas de países como Congo, Venezuela e Somália.



Ranking de complexidade tributária geral
Ranking de Complexidade Tributária Geral

 

Quanto menor a pontuação, maior é a complexidade tributária do país e mesmo tendo uma pontuação melhor que os últimos colocados, o Brasil ainda é o país onde se gasta a maior quantidade de horas para fazer o pagamento dos impostos.

 

A complexidade tributária do Brasil está entre as piores da América Latina

Na região da América Latina e Caribe, em um ranking com 32 países, o Brasil fica na 30ª posição, a frente apenas de Bolívia e Venezuela.

Ranking de complexidade tributária na América Latina Caribe
Ranking de Complexidade Tributária América Latina e Caribe

A análise considerou diversos fatores como: “o imposto sobre o rendimento corporativo ou impostos similares, como o imposto de renda da pessoa jurídica (IRPJ) ou imposto sobre o lucro; contribuições sociais e encargos trabalhistas pagos pelo empregador; impostos sobre imóveis; impostos sobre a transferência de propriedade; impostos sobre dividendos; impostos sobre ganhos de capital ou mais-valias; impostos sobre transações financeiras; taxas de coleta de resíduos; impostos sobre veículos e quaisquer outros impostos ou taxas de reduzido valor.”

 

Um país promissor

Analisando todos esses dados, fica nítido todo o caminho que ainda temos que percorrer para tornarmos o país favorável a fazer negócios e mostra que apesar de toda essa burocracia e carga tributária, somos um país muito empreendedor e persistente, tornando nossas empresas lucrativas e competitivas no mundo todo.

Imagine o que faríamos se não houvesse tanta burocracia no Brasil! Com certeza seríamos primeiro mundo.

É possível acompanhar a metodologia e outros diversos rankings no site da Doing Business, como: facilidade para fazer negócios, facilidade para abrir uma empresa, facilidade para se conseguir alvarás e licenças, entre outros. Para ver outros dados é só clicar AQUI.

 

Gostou da leitura? Deixe seu comentário, e compartilhe este post com seus amigos.

Para ler mais artigos como esse, acesse nosso Blog e siga a IBS nas redes sociais.

 

Compartilhe esse conteúdo