IBS Sistemas

3 dicas para otimizar o seu cadastro de produtos

Cadastro de produtos: 3 dicas para otimizar esse trabalho

Quando se fala em controle de estoque, o cadastro de produtos é a primeira parte do processo. A princípio parece algo muito simples de ser feito. Mas ele merece uma atenção especial e é muito importante investir mais tempo e conhecimento no momento de fazer esse trabalho.

Falamos um pouco sobre a importância do controle de estoque em outro artigo aqui no blog, e o cadastro de produtos é fundamental para que o processo de gestão seja feito de forma mais assertiva.

Por isso vamos apresentar 3 dicas de como melhorar o cadastro de produtos no seu estoque.

 

1 Crie um padrão de cadastro de produtos

A primeira dica é padronizar o processo de cadastro. É possível fazer isso definindo uma pessoa específica para ser responsável pelo cadastro de produtos.

Essa pessoa será responsável pelo acompanhamento de tudo que é cadastrado no estoque e deve ter conhecimento de negócio e na legislação.

Além disso, padronize as informações e a descrição que será utilizada nos seus produtos, utilizando sempre um mesmo formato para todas as mercadorias da sua empresa.

É importante não reutilizar nem duplicar os códigos de produto. Além de a legislação não permitir tal prática, ela acaba trazendo problemas gerenciais de estoque.

Isso vai garantir um padrão de cadastro, minimizando erros e evitando que o mesmo produto seja cadastrado mais de uma vez de formas diferentes ou com descrições diferentes, por exemplo.

 

2 Classifique seus produtos

Outra dica é classificar os produtos no seu estoque, onde além de cadastrar as classificações fiscais e tributárias, como CEST, EAN, etc., são necessárias outras classificações muito importantes para o melhor gerenciamento do seu estoque.

Essas classificações são feitas por característica ou tipo de produto e podem ser chamadas de setor, categorias, grupos ou famílias.

Assim, tendo todos esses produtos classificados por tipo, é possível acompanhar a rentabilidade de cada marca, grupo ou família, qual deles vende mais, qual deles traz pouca rentabilidade e pode ser retirada do seu portfólio, entre outras situações que podem ser visualizadas através relatórios gerenciais que são muito importantes.

Outro fator que a classificação por tipo permite, é a alteração de preços e configurações tributárias em massa, agilizando esse processo e tornando o trabalho mais produtivo.

 

3 Determine valores de estoque máximo e mínimo

A terceira dica é identificar no cadastro dos produtos, um valor pré-determinado de estoque mínimo e máximo.

Assim é possível evitar desperdício com estoque parado por comprar mais do que o necessário e determinar notificações sugerindo uma nova compra de um produto que esteja atingindo a marca de estoque mínimo, por exemplo.

A partir daí é possível ser mais assertivo nas suas compras, evitando a urgência e consequentemente, possibilitando mais tempo de negociação com seus diferentes fornecedores.

Portanto, comece a dar mais atenção ao seu cadastro de produtos e aumente a produtividade do seu negócio com essas dicas simples.

Vale salientar que é importante contar com ferramentas que facilitem o cadastro de produtos, assim como os softwares da IBS Sistemas. Clique aqui e entre em contato conosco para conhecer nossos sistemas.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe esse post.

Para ler mais artigos como esse, acesse nosso Blog e siga a IBS nas redes sociais.

Conteúdos relacionados:

Código de produto: Por que não reutilizar ou duplicar

O que é SPED Fiscal?

Instruções para a geração do SPED Fiscal

O que você precisa saber sobre controle de estoque



Compartilhe esse conteúdo