IBS Sistemas

O que é o TEF e como funciona

o que é TEF

Você sabe o que é o TEF? Sabe como ele funciona? Criado para facilitar as transações financeiras, o TEF já vem sendo largamente utilizado por empresas do varejo e comércio. A partir dessa modalidade de pagamento, as empresas podem receber o dinheiro do cliente de forma prática e segura, utilizando apensas uma máquina de cartão e um software ERP.

Quer entender mais sobre Transferência Eletrônica de Fundos? Continue lendo!

 

O que é o TEF?

A Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) é um sistema que permite fazer vendas por cartões de forma prática, facilitando a comunicação com a operadora de cartões e unificando os pagamentos no débito e crédito entre diferentes bandeiras.

Ele funciona da seguinte forma: você instala o sistema (TEF) no computador e conecta a ele o PinPad (uma maquininha de cartão especial). Toda vez que uma compra é feita com qualquer cartão, de diversas bandeiras, as informações da operação são registradas automaticamente no sistema TEF.

Esse sistema também é integrado ao seu sistema de gestão e, dessa forma, todas as informações sobre as suas vendas são enviadas para o seu software, alimentando seu controle financeiro, evitando erros, falhas humanas e possíveis fraudes.

 

Diferença entre TEF e POS

O POS (Point of Sale ou Ponto de Venda) é a popular maquininha de cartão portátil e também é muito utilizada no dia a dia do varejo. Para exemplificar, quando você pede um delivery e vai pagar com cartão, é o POS que o entregador leva com seu pedido para você poder fazer o pagamento via cartão.

A principal diferença entre o TEF e o POS, é que no POS, a máquina de cartão é portátil e funciona somente com uma única rede de adquirência, como, por exemplo, a Cielo, Stone, entre outras.

Dessa forma, as taxas cobradas pelas adquirentes podem sofrer variação conforme a quantidade de bandeiras aceitas no POS.

Outro problema do POS, é que ele não é integrado ao software de gestão da sua empresa, assim toda a conciliação de vendas por cartão deve ser feita de forma manual, o que pode ocasionar erros e retrabalho, já que o operador tem a necessidade de digitar os valores da venda a cada operação realizada. Além disso, é preciso ter um controle mais apurado em relação as taxas cobradas pela adquirente, para garantir que elas estejam sendo cobradas conforme o acordo entre as partes.

 

Tipos de TEF

Existem três diferentes tipos de TEF no mercado. A escolha do melhor tipo para o seu negócio depende de alguns fatores, como a frequência de vendas da sua empresa. Dessa forma, empresas com um fluxo de vendas muito grande, precisa de mais agilidade no processamento das operações. Acompanhe abaixo os tipos de TEF:

 

TEF discada

Na TEF discada, a comunicação entre a empresa vendedora do serviço e a operadora de cartão é feita através de uma linha telefônica.

A cada transação feita por meio de cartão, a transferência de informações é feita de forma discada. Após a análise e a aprovação da operação, a ligação é encerrada.

Esse TEF, é mais indicado para pequenos e médios negócios, onde o fluxo de vendas por cartão é menor, já que a comunicação é mais lenta em relação a outras opções.

 

TEF dedicada

Diferente da TEF discada, a TEF dedicada utiliza uma linha especial, 24 horas por dia conectada com as operadoras de cartão. Essa conexão é feita por uma rede virtual privada (VPN).

A principal vantagem da TEF dedicada é a rapidez das transações. Geralmente, elas ocorrem em um tempo que varia entre dois e cinco segundos.

Portanto, esse tipo é mais adequado a empresas com um fluxo maior de vendas por cartão.

 

TEF IP

Assim como no modelo anterior, a TEF IP também utiliza comunicação por VPN. Porém, ela faz a comunicação entre a empresa e a operadora por meio de protocolo IP.

Assim, todas as informações da transação são transmitidas pela internet, tornando a autorização da operação ainda mais rápida.

Por isso, esse tipo é ideal para empresas com grande volume de operações por cartões, garantindo a agilidade no processo de vendas.

 

Quais as vantagens de utilizar na sua empresa?

Utilizar o TEF na sua empresa pode trazer vários benefícios:

Pagamentos unificados: ele aceita pagamentos de diferentes bandeiras em um único sistema, assim você não precisa de um POS (máquina de cartão portátil) de cada adquirente;

Controle financeiro: a integração do TEF ao sistema de gestão facilita o controle financeiro, gerando maior confiabilidade no fechamento de caixa, além de evitar falhas e erro humano;

Melhores taxas: com o TEF é possível negociar o valor das taxas e economizar em taxas que pagaria usando mais aparelhos, além disso, é possível configurar quais bandeiras serão aceitas em determinadas adquirentes;

Dados protegidos: com o TEF você tem mais segurança, mantendo os dados dos clientes em um sistema centralizado;

Agilidade no atendimento: como o TEF é integrado ao sistema de vendas, o operador não precisará digitar os valores manualmente para finalizar a compra;

Previne fraudes: o TEF evita fraudes que podem ser feitas por algum funcionário mal-intencionado no momento da conclusão de uma venda. Também não pode ser trocado por outra máquina de cartão, como pode ocorrer com o POS, onde golpistas trocam a maquininha e recebem o valor das vendas da sua empresa;

Conciliação Bancária: o TEF permite fazer a conciliação bancária, cruzando todas suas vendas via cartão com os recebíveis no banco. Além disso, é possível ter um controle efetivo das taxas cobradas pelas adquirentes, garantindo que elas sejam cobradas de forma correta.

Se a sua empresa tem muitas vendas feitas por cartões de crédito e débito, o TEF — com um bom sistema de conciliação de cartão como a Nexxera — pode ser uma excelente solução para o seu controle de caixa.

 

Você já utiliza ele na sua empresa?

A IBS Sistemas fornece softwares de gestão e o TEF para diversos segmentos. Nossos softwares também já fazem a conciliação de cartões através de uma integração com a Nexxera, garantindo que você tenha todas as informações do seu fluxo de caixa diretamente no seu sistema de gestão.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe esse post.

Para ler mais artigos como esse, acesse nosso Blog e siga a IBS nas redes sociais.

Conteúdos relacionados:

Gestão empresarial: Por que usar um Sistema de Gestão?

Sistema de Gestão: 7 Dicas para escolher o melhor

Sistema PDV: o que é e para que serve?

 

Compartilhe esse conteúdo