IBS Sistemas

Metas SMART: O que são e como aplicá-las

Metas SMART O que são e como aplicá-las

Definir metas é uma das atividades mais importantes de qualquer organização que busca alcançar seus objetivos e prosperar, certo? Por isso, usar metodologias como as Metas SMART, podem ajudar as empresas no momento de definir seus objetivos.

Metas SMART é uma metodologia criada para auxiliar as organizações no momento de definir metas. E, é dessa forma que as empresas podem elaborar as melhores estratégias para o seu negócio, direcionando esforços em busca de objetivos crescentes. Quer conhecer mais sobre as Metas SMART?

Então continue lendo esse conteúdo e descubra como essa metodologia pode contribuir para sua empresa.  

 

O que são Metas SMART?

Pensado originalmente para empresas, o conceito de Metas SMART foi apresentado por George T. Doran, no seu artigo There’s a S.M.A.R.T. Way to Write Management’s Goals and Objectives (Há uma forma INTELIGENTE para escrever metas e objetivos de gestão), publicado em 1981 na revista Management Review.

Metas SMART é uma metodologia que define critérios que auxiliam no momento de estabelecer metas e objetivos inteligentes.

Eles podem ser de ordem pessoal ou profissional, individuais ou coletivos. No conceito, a palavra SMART forma um acrônimo, onde cada letra é a inicial de um critério utilizado para sua aplicação.

Vejamos:

  • Specific (específico);
  • Measurable (mensurável);
  • Attainable (atingível);
  • Relevant (relevante) e;
  • Time based (temporal).

Metas SMART

Seguindo esses critérios, podemos definir metas inteligentes, que sejam claras e que facilitem a criação de estratégias para alcançá-las.

Vale ressaltar que essa metodologia não garante que as metas sejam alcanças, mas permite ter uma visão mais clara das ações tomadas e quais as medidas necessárias para alcançá-las em uma próxima vez.  

 

Como aplicar as Metas SMART

Para aplicar essa metodologia na criação das suas metas e objetivos, é importante conhecer o significado por trás do conceito SMART. 

 

Specific (específico)

Um objetivo precisa ser específico. Para não termos falhas na interpretação de uma meta, é necessário especificar os detalhes. Além disso, metas genéricas são muito abrangentes, dificultando a sua mensuração.

Para entendermos como aplicar esse critério, vejamos um exemplo: aumentar vendas. Nada específico, não é?

Nesse caso, qualquer número de vendas a mais, já atingiu a meta. Para que essa meta atenda ao primeiro critério, é importante responder algumas perguntas que servirão de base para saber onde se quer chegar. Por isso, responda perguntas como:

  • Qual resultados esperamos alcançar com essa meta?
  • Quem será responsável por ela?
  • Onde serão as ações para alcançá-la?
  • Quando ela deve ser atingida?
  • Quais serão as ações e recursos necessários para alcançá-la?
  • Qual a importância dela para o negócio?

 

  Seguindo com o exemplo de aumentar vendas, respondendo às perguntas acima, podemos tornar a meta mais específica. Veja como:

  • Aumentar vendas em 10%;
  • Setores de vendas e marketing;
  • Online;
  • Deve ser atingida até o fim do trimestre;
  • Serão feitas campanhas pagas de marketing;
  • Gerar caixa para novos investimentos;

 

Ao responder essas perguntas, conseguimos mais detalhes sobre o objetivo, facilitando a interpretação do que se busca e permitindo a mensuração dos resultados. Assim, sabemos o que é preciso fazer para atingir a meta.  

 

Measurable (mensurável)

“O que não é medido não pode ser gerenciado”, frase atribuída a William Edwards Deming, pode servir como base para a definição desse critério da metodologia SMART.

Afinal, como podemos acompanhar o desempenho de ações e dizer que uma meta foi alcançada se não for possível mensurá-la?

Por isso, é muito importante que a meta seja mensurável e avaliada a partir de métricas e KPI’s. Isso possibilita o acompanhamento do desempenho das ações que levaram ao alcance (ou não) de um objetivo. Aqui, as perguntas que devem ser respondidas, são:

  • Qual o resultado esperado?
  • Como esse resultado pode ser mensurado?
  • Quanto tempo será necessário para alcançá-lo?

 

Assim, fica mais fácil acompanhar os resultados das ações tomadas, permitindo realizar a gestão do tempo, as correções e ajustes no processo, e facilitando o atingimento do objetivo.  

 

Attainable (Atíngivel)

Claro que, toda meta deve ser desafiadora, porém, de nada adianta se ela for inatingível. Metas que são inatingíveis, apesar de ter estratégias e ações para alcançá-la, podem acabar desmotivando a equipe, gerando frustração por nunca ser batida.

Dessa forma, devemos nos atentar a duas questões no momento de aplicar esse critério no estabelecimento de uma meta:

  • Com base no histórico da empresa, é possível atingir o objetivo?
  • Os colaboradores acreditam que a meta possa ser batida no prazo estabelecido?

 

Portanto, fique atento a realidade da empresa. O objetivo deve ser realista e coerente com o prazo estabelecido e com os recursos disponíveis.  

 

Relevant (Relevante)

Pode parecer óbvio, mas toda meta deve ser relevante para a empresa. Para ser relevante, a meta deve fazer sentido e trazer resultados que geram um impacto direto no seu negócio.

Imagine uma meta que seja fácil demais de ser atingida, ou que não gere nenhum impacto positivo ao seu negócio. Sua equipe não terá motivação nem interesse em alcançar tais resultados.

Para criar uma meta que seja relevante, é importante responder a algumas perguntas, como:

  • Por que essa meta é importante para a empresa?
  • Quais os impactos diretos gerados pelo atingimento da meta?

 

Portanto, analise o cenário atual da sua empresa e defina metas que façam sentido para o negócio e para os colaboradores. Você pode estar focando recursos em metas irrelevantes, deixando de alcançar resultados realmente importantes para o seu negócio.  

 

Time Based (Temporal)

Metas que não tem prazo para começar e terminar, serão tratadas com baixa prioridade e procrastinadas. Portanto, sempre que for definir uma meta, estabeleça prazos de início e término.

Não esqueça que o prazo deve considerar os critérios acima mencionados, e deve ser realista, levando em consideração o cenário do seu negócio.

Por exemplo, se ao invés de dizer “quero perder peso”, uma pessoa diz “quero perder 2 kg em dois meses, com dieta e exercícios”, ela já tornou sua meta SMART.

Ela é específica, pois definiu vários detalhes e ações necessárias para o alcance da meta.

Ela também é mensurável, pois definiu um período e um número específico de peso para acompanhar e alcançar.

Essa meta é atingível, já que o peso a ser perdido é coerente com o período estabelecido e com as ações que serão tomadas.

A meta é relevante, afinal, perder peso pode ser questão de saúde para as pessoas.

E, por último, é temporal, onde ao final de dois meses a meta poderá ser atingida ou não.  

 

Vantagens de aplicar Metas SMART

Usar essa metodologia no dia a dia, tanto na sua empresa como no âmbito pessoal, pode gerar diversos benefícios.

Podemos citar o aumento na produtividade e motivação, já que com metas específicas e bem definidas você e sua equipe sabe exatamente quais ações tomar para alcançar os objetivos.

O foco é outra vantagem, onde somente as pessoas responsáveis por atingir a meta são envolvidas nos processos.

Além disso, com metas claras, fica mais fácil focar no que realmente traz resultado para o alcance dos abjetivos.

Além disso, essa metodologia facilita a aplicação de feedbacks com a equipe, além de permitir a correção e ajustes nas ações, garantindo que os resultados sejam alcançados de forma consistente.  

 

Como conseguir bons resultados com Metas SMART

Para conseguir bons resultados com essa metodologia, não deixe de monitorar e acompanhar os resultados alcançados. Identificar pontos de melhoria durante o processo pode ser o diferencial para conseguir os melhores resultados.

Também envolva toda a equipe. Delegar responsabilidades aumenta a motivação dos colaboradores e garante que mantenham o foco na realização dos objetivos.

Por fim, apresente os resultados. Destaque a conquista do time e valorize o esforço realizado para alcançar a meta.

Agora que você já conhece as Metas SMART, ficou claro que elas podem contribuir de forma significativa, tanto na sua empresa, quanto nos seus objetivos pessoais.

Por isso, crie estratégias e ações que possibilitem a sua evolução e do seu negócio. Conheça outras metodologias que aumentam a produtividade AQUI.

Para ler mais artigos como esse, acesse nosso Blog e siga a IBS nas redes sociais.

 

Compartilhe esse conteúdo