Calcular custos, margens e lucro das vendas e operações faz parte da rotina de qualquer negócio. Mas, muitos empreendedores ainda têm dificuldade em realizar essas tarefas. É por isso que, nesse artigo, vamos explicar o que é o Markup, uma metodologia utilizada para formar o preço final de venda na sua empresa. Saber como calculá-lo de forma correta é muito importante para garantir a lucratividade do seu negócio.
Continue com a leitura e saiba mais!
O que é Markup
Markup é um índice multiplicador utilizado para definição do preço de venda de produtos e serviços, com base nos custos da mercadoria ou serviço. Ele pode ser definido pela diferença entre o custo de um produto/serviço e o preço de venda.
A fórmula para calcular o Markup deve incluir os custos de produção, impostos, despesas, taxas, comissões e o percentual de lucro desejado. Dessa forma, após identificar o custo, soma-se uma margem de lucro.
Além disso, é possível definir mais de um Markup para um mesmo produto ou serviço, dependendo do lucro estimado. Também vale lembrar que o cálculo pode ser baseado em um único produto, ou abranger todos os produtos da empresa de maneira geral.
Resumindo, portanto, o Markup é o que ajuda a empresa a garantir que o preço final será suficiente para cobrir todos os seus custos e ainda gerar uma margem de lucro satisfatória. Além disso, ele oferece a segurança necessária para que os vendedores apliquem descontos nas vendas sem afetar a lucratividade.
Uma das suas vantagens é que qualquer empresa pode utilizar esse índice multiplicador no seu planejamento financeiro. Além disso, o Markup pode ser usado para precificar os produtos de forma individual ou genérica, podendo variar conforme as necessidades e estratégias da sua empresa.
Como calculá-lo
Para calcular o Markup é necessário identificar as Despesas Fixas (DF), as Despesas Variáveis (DV) e o Lucro Presumido (LP). Tendo esses valores definidos, adotaremos a seguinte fórmula:
Markup = 100/[100-(DV+DF+LP)]
Onde:
- 100 representa o preço unitário total de venda em percentual;
- DV para Despesas Variáveis;
- DF para Despesas Fixas; e
- LP para Margem de Lucro Presumido.
O resultado desse cálculo será o índice aplicado ao Custo de Mercadoria Vendida (CMV), onde a multiplicação resultará no preço de venda do produto ou serviço.
Vamos ao exemplo: Supomos que uma mercadoria tenha o preço de aquisição de R$20,00. No custo por unidade, as despesas variáveis são de 10%, despesas fixas são de 5% e o Lucro Presumido é de 30%. Com esses valores definidos, aplicamos o cálculo:
Markup = 100/[100 – (10 + 5 + 30)]
Markup = 100/55
Markup = 1,81
Dessa forma o Markup multiplicador é de 1,81:
R$20,00 x 1,81 = R$36,20
Portanto, segundo o Markup aplicado, a mercadoria deverá ser vendida por R$36,20 para que a margem de lucro seja alcançada e supere os custos fixos e variáveis.
Vale ressaltar que a margem de lucro nunca poderá ser superior a 100%. Como o resultado se torna exponencial, o preço de venda ficará muito alto.
Já que o valor do lucro está embutido no preço final de vendas, a margem não deve ser maior que 100%.
Por isso, é importante ficar atento aos valores do lucro presumido, para não precificar seu produto ou serviço com um valor muito alto, ao ponto de não gerar vendas, e nem com um valor muito baixo, que não consiga cobrir os custos da sua empresa.
Quais as vantagens do Markup
Usar o Markup para precificar seus produtos e serviços pode trazer algumas vantagens para o seu negócio.
O Markup facilita a padronização do processo de precificação, permitindo que os produtos possam ir para a prateleira mais rapidamente.
Ele também facilita a definição de um limite de descontos que podem ser aplicados nas vendas, evitando que a empresa sofra prejuízos.
Além disso, ele pode tornar a política de preços da sua empresa mais competitiva perante a concorrência, ou ainda aumentar seus lucros.
Ao longo desse texto, pudemos compreender como o Markup pode contribuir para a precificação dos seus produtos, garantindo a lucratividade do seu negócio através de um preço justo para seus clientes, melhorando a competitividade.
Por isso, é sempre importante contar com ferramentas que contribuem com esses processos, permitindo automatizar atividades e acelerar as suas vendas.
A IBS Sistemas conta com ferramentas que ajudam você no momento de precificar o seu produto ou serviço, suprindo suas necessidades e potencializando a sua gestão.
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