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O que é Markup e como calcular

O que é Markup e como calcular

Calcular custos, margens e lucro das vendas e operações faz parte da rotina de qualquer negócio. Mas, muitos empreendedores ainda têm dificuldade em realizar essas tarefas. É por isso que, nesse artigo, vamos explicar o que é o Markup, uma metodologia utilizada para formar o preço final de venda na sua empresa. Saber como calculá-lo de forma correta é muito importante para garantir a lucratividade do seu negócio.

Continue com a leitura e saiba mais! 

 

O que é Markup

Markup é um índice multiplicador utilizado para definição do preço de venda de produtos e serviços, com base nos custos da mercadoria ou serviço. Ele pode ser definido pela diferença entre o custo de um produto/serviço e o preço de venda.

A fórmula para calcular o Markup deve incluir os custos de produção, impostos, despesas, taxas, comissões e o percentual de lucro desejado. Dessa forma, após identificar o custo, soma-se uma margem de lucro.

Além disso, é possível definir mais de um Markup para um mesmo produto ou serviço, dependendo do lucro estimado. Também vale lembrar que o cálculo pode ser baseado em um único produto, ou abranger todos os produtos da empresa de maneira geral.

Resumindo, portanto, o Markup é o que ajuda a empresa a garantir que o preço final será suficiente para cobrir todos os seus custos e ainda gerar uma margem de lucro satisfatória. Além disso, ele oferece a segurança necessária para que os vendedores apliquem descontos nas vendas sem afetar a lucratividade.

Uma das suas vantagens é que qualquer empresa pode utilizar esse índice multiplicador no seu planejamento financeiro. Além disso, o Markup pode ser usado para precificar os produtos de forma individual ou genérica, podendo variar conforme as necessidades e estratégias da sua empresa.  

 

Como calculá-lo

Para calcular o Markup é necessário identificar as Despesas Fixas (DF), as Despesas Variáveis (DV) e o Lucro Presumido (LP). Tendo esses valores definidos, adotaremos a seguinte fórmula:

Markup = 100/[100-(DV+DF+LP)]

Onde:

  • 100 representa o preço unitário total de venda em percentual;
  • DV para Despesas Variáveis;
  • DF para Despesas Fixas; e
  • LP para Margem de Lucro Presumido.

 

O resultado desse cálculo será o índice aplicado ao Custo de Mercadoria Vendida (CMV), onde a multiplicação resultará no preço de venda do produto ou serviço.

Vamos ao exemplo: Supomos que uma mercadoria tenha o preço de aquisição de R$20,00. No custo por unidade, as despesas variáveis são de 10%, despesas fixas são de 5% e o Lucro Presumido é de 30%. Com esses valores definidos, aplicamos o cálculo:

Markup = 100/[100 – (10 + 5 + 30)]
Markup = 100/55
Markup = 1,81

 

Dessa forma o Markup multiplicador é de 1,81:

R$20,00 x 1,81 = R$36,20

 

Portanto, segundo o Markup aplicado, a mercadoria deverá ser vendida por R$36,20 para que a margem de lucro seja alcançada e supere os custos fixos e variáveis.

Vale ressaltar que a margem de lucro nunca poderá ser superior a 100%. Como o resultado se torna exponencial, o preço de venda ficará muito alto.

Já que o valor do lucro está embutido no preço final de vendas, a margem não deve ser maior que 100%.

Por isso, é importante ficar atento aos valores do lucro presumido, para não precificar seu produto ou serviço com um valor muito alto, ao ponto de não gerar vendas, e nem com um valor muito baixo, que não consiga cobrir os custos da sua empresa. 

 

Quais as vantagens do Markup

Usar o Markup para precificar seus produtos e serviços pode trazer algumas vantagens para o seu negócio.

O Markup facilita a padronização do processo de precificação, permitindo que os produtos possam ir para a prateleira mais rapidamente.

Ele também facilita a definição de um limite de descontos que podem ser aplicados nas vendas, evitando que a empresa sofra prejuízos.

Além disso, ele pode tornar a política de preços da sua empresa mais competitiva perante a concorrência, ou ainda aumentar seus lucros.  

 

Ao longo desse texto, pudemos compreender como o Markup pode contribuir para a precificação dos seus produtos, garantindo a lucratividade do seu negócio através de um preço justo para seus clientes, melhorando a competitividade.

Por isso, é sempre importante contar com ferramentas que contribuem com esses processos, permitindo automatizar atividades e acelerar as suas vendas.

A IBS Sistemas conta com ferramentas que ajudam você no momento de precificar o seu produto ou serviço, suprindo suas necessidades e potencializando a sua gestão.

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