IBS Sistemas

Quais os principais canais de venda pela internet?

canais de vendas pela internet

Em um mundo cada vez mais conectado, escolher os canais de venda pela internet que mais se adequam a cada tipo de negócio, tem se mostrado um grande desafio para os gestores. Mas com o avanço do comércio online e o aumento da demanda causada por diversos fatores, como essa pandemia de Covid-19, vender produtos e serviços pela internet se tornou algo indispensável para qualquer empresa.

Por isso, nesse artigo vamos explicar quais são os principais canais de venda pela internet, e ajudar na escolha do canal que mais encaixa no seu tipo de negócio.

 

O que são canais de venda

Canais de vendas são os meios pelos quais uma empresa leva seu produto ou serviço até o cliente, ou seja, é o meio por onde o cliente vai ter contato com o que você vende.

Esses canais podem ser de diversas formas e são divididos em canais de vendas off-line e on-line.

 

Canais de venda off-line

Como o objetivo desse artigo é mostrar mais a fundo os canais de venda pela internet, vamos explicar brevemente os canais off-line.

Os canais off-line são os mais antigos meios que as empresas desenvolveram para fazer com que seu produto/serviço chegue até o cliente.

O que não os torna menos eficazes, apesar de serem menos modernos que os meios on-line.

Alguns deles são:

  • O famoso PDV (Ponto de Venda) que é o mais conhecido meio de venda, onde o cliente vai até uma loja física para ter acesso ao produto ou serviço desejado. Dentro desse conceito entram as lojas próprias, franquias e distribuidores.
  • A Venda Direta, onde o vendedor faz o contato diretamente com o consumidor sem a necessidade de haver uma loja física e muitas vezes, sem vínculo empregatício com o fornecedor dos produtos. Representantes comerciais se encaixam nesse tipo de canal.
  • O Telemarketing, onde uma pessoa faz um contato direto e personalizado com possíveis clientes via telefone. Essa pessoa pode vender diretamente ou agendar visitas para outros vendedores.

 

Canais de venda pela internet

Os canais de venda On-line são os meios que uma empresa utiliza para levar seus produtos e serviços aos clientes através da internet e proporcionam vantagens como agilidade, economia e mobilidade.

Isso tudo possibilita que o cliente compre em qualquer horário e de qualquer lugar.

Esses fatores aumentam a exposição dos produtos e atingem o público no momento propício da compra.

Outro fator importante é que a internet apresenta vários canais, ou seja, existem diversas formas de alcançar o cliente no meio on-line.

Veja a seguir os principais canais de vendas pela internet.

 

Marketplace

O primeiro canal de vendas pela internet que vamos mostrar é o Marketplace. Ele tem se popularizado muito e atualmente é uma das principais formas de comprar on-line.

O Marketplace nada mais é do que uma plataforma de intermédio, que liga quem quer comprar com quem quer vender, ou seja, é como um grande shopping on-line onde diversas lojas anunciam seus produtos mediante uma comissão, que pode variar conforme a visibilidade que o anunciante deseja ter de seus produtos.

Entre as vantagens desse canal de vendas está a visibilidade do seu negócio, pois estar vendendo em um Marketplace conhecido, possibilita que sua empresa seja vista por milhares de clientes, o que pode aumentar a confiabilidade das pessoas na sua loja.

Outra vantagem muito importante é que você se preocupa apenas com o processo de cadastro, garantia e entrega do produto. Toda a parte de pagamento é intermediada pela plataforma.

Todos esses fatores ajudam na escalabilidade do seu negócio e evitam gastos com o desenvolvimento de um E-commerce próprio dentro do seu site.

Vendas Marketplace

Outro fator à se levar em consideração no momento de cadastrar a sua empresa em um Marketplace, é o aumento da concorrência, já que mais empresas estarão disputando por visibilidade dentro da plataforma.

Alguns Marketplaces populares, são: Amazon, Magazine Luiza, Mercado Livre, Submarino, entre outros.

 

E-commerce

Diferente do Marketplace, o E-commerce é uma loja virtual de apenas uma única empresa.

O que permite que o site seja personalizado e tenha a cara da marca dela. Todos os processos dentro do site são de responsabilidade exclusiva da empresa que vende os produtos.

Em um ambiente on-line seguro, facilita a vida do cliente fornecendo diversas formas de pagamento, sendo convidativo à compra.

Porém, no E-commerce, escalar o negócio acaba sendo mais difícil e necessita de um investimento mais assertivo em visibilidade da marca e diferenciação diante da concorrência.

Alguns exemplos de E-commerce são: Saraiva, Apple e também alguns clientes da IBS, como NCoisas, Bike Plus, Espaço Prime e Q Malhas, mostrando que esse ambiente é bastante democrático, com lojas de diversos portes.

 

Programa de Afiliados

Afiliados são pessoas que promovem produtos de terceiros através da internet, ou seja, são vendedores on-line que serão o canal de vendas de uma empresa.

Esse canal é mais popular com produtos digitais, que são distribuídos através de plataformas como a Hotmart, por exemplo, onde ficam hospedados os produtos e é feita a ponte entre os Fornecedores e Afiliados.

O funcionamento desse canal de vendas é bem simples: através da plataforma, o fornecedor do produto disponibiliza links de divulgação ao afiliado, para que ele possa divulgar e fazer vendas.

Cada venda realizada através desse link gera uma comissão que é paga ao vendedor.

Isso traz benefícios para os dois lados, onde o vendedor ganha uma comissão e pode trabalhar sem sair de casa.

Já a empresa, além de vender seus produtos, não precisa se preocupar com a divulgação do mesmo, aumentando o seu alcance e alavancando as vendas.

 

E-mail Marketing

O e-mail continua sendo uma importante ferramenta de comunicação nas empresas e o E-mail Marketing é muito eficaz como um canal de vendas pela internet.

Através de mensagens personalizadas, as empresas se comunicam em ciclos diferentes de abordagem com os possíveis clientes, educando e levando-os a efetivar uma compra.

Esse processo é gradativo e consiste em educar o consumidor com mensagens com diferentes finalidades, que dependem da etapa em que o lead se encontra na Jornada do Cliente.

Essas mensagens vão desde informativos até uma abordagem mais comercial, buscando uma conversão.

 

Google Ads

O Google Ads (que antes era Google Adwords) é uma ferramenta de publicidade do Google, onde as empresas podem criar anúncios estratégicos e atingir seus clientes potenciais.

De forma geral, essa ferramenta serve para aumentar o alcance dos seus produtos lavando-os apenas aos usuários com potencial de compra.

Seu funcionamento consiste em comprar palavras-chave relacionadas ao que você comercializa.

Quando esses termos são pesquisados, seu anúncio aparece entre os resultados de busca e sites de terceiros.

Os anúncios do Google são divididos em duas categorias:

  • Rede Display, onde os anúncios aparecem em carrosséis e banners em sites parceiros relacionados ao assunto. Dessa forma uma empresa pode ter seus produtos anunciados em grandes sites que tem relação com segmentos que você deseja atingir.
  • Rede de Pesquisa, onde o seu anúncio aparece nas primeiras posições em pesquisas no Google, relacionadas com as palavras-chave que foram compradas.

 

Dessa forma, o Google Ads gera vendas e tráfego para o seu site e apresenta vantagens como:

  • Segmentação de público alvo, o que permite atingir o público da sua empresa;
  • Relevância, ou seja, apresentando anúncios para pessoas que buscam e acessam conteúdos relacionados;
  • Pagamento por cliques, assim você paga apenas quando algum usuário clica no seu anúncio;
  • Controle de ROI e Orçamento, entre outras.

 

Porém é preciso ter cuidado com os anúncios e seguir as recomendações do Google. A

concorrência é alta, já que muitas empresas anunciam por esse canal e pode tornar o anúncio um investimento elevado, dependendo da palavra-chave que se deseja comprar.

 

Redes Sociais

Redes sociais para vendas

Mais do que nunca sabemos a importância da presença digital das empresas nas redes sociais já que a maioria da população está conectada nelas.

Mas mais do que apenas ter um perfil e fazer poucas publicações, as mídias são excelentes canais de vendas pela internet.

Através das redes sociais as empresas tem um canal direto de comunicação e engajamento com seu público e a evolução delas se dá tão rapidamente, que já é possível comprar diretamente por elas.

Entre as vantagens de utilizar essas mídias estão o aumento da exposição da empresa no mercado, facilidade de comunicação e engajamento com o público da empresa, facilidade em realizar ações de marketing, etc.

No mundo existem muitas redes sociais, mas vamos falar sobre as 3 mídias que são mais populares para negócios no Brasil, que são: Facebook, Instagram e WhatsApp.

 

Facebook

O Facebook ainda é a maior rede social do planeta e se engana quem acha que ela já está sendo deixada de lado. No planeta, o número de usuários ultrapassa 2.8 bilhões.

Agora que sabemos a importância de uma empresa estar dentro do Facebook, precisamos saber como usar essa rede para vender mais.

O primeiro passo é criar uma página e ali será possível colocar todas as informações da empresa, como descrição do seu negócio, integrar o site, criar CTAs (chamada para ação), interagir com seu público, fazer publicações sobre o seu negócio, promover essas publicações e criar anúncios.

Ainda dentro do Facebook, é possível divulgar seus produtos diretamente dentro do Marketplace disponibilizado pela plataforma.

Mas essa funcionalidade ainda não conta com intermediação dos pagamentos, que ficam sob responsabilidade do vendedor e do comprador.

 

Instagram

É inegável o crescimento do Instagram nos últimos anos, o que evidencia a importância de uma empresa estar presente nessa plataforma.

Nessa rede é possível criar um perfil comercial para sua empresa. Ela conta com diversas ferramentas de acompanhamento de seguidores e métricas, além de ser possível oferecer produtos através de posts e promove-los através de anúncios.

Ainda nos posts, o Instagram tem uma funcionalidade que permite visualizar o valor dos produtos expostos nas fotos. Com apenas um clique o cliente é direcionado para a página de compra.

 

Whatsapp

Esse é o aplicativo mais utilizado para troca de mensagens no Brasil, será que alguém duvida que é muito importante usá-lo para gerar mais vendas?

Antes de mais nada, é importante salientar que o ideal é utilizar o aplicativo WhatsApp Business, que é a versão para empresas e que disponibiliza algumas ferramentas que não estão disponíveis no aplicativo convencional.

A partir daí, é possível criar um perfil com todas as informações importantes da sua empresa, disponibilizando catálogos de produtos, site e outras informações de contato.

Dentro do aplicativo é possível segmentar seus contatos através de etiquetas e criar listas de transmissão onde você envia mensagens em massa sem que os clientes estejam todos em um mesmo grupo.

Para ser ágil durante as conversas e não ter que digitar as mesmas mensagens várias vezes, é possível definir respostas rápidas para as perguntas mais comuns.

Também permite programar mensagens de ausência e saudação quando não for possível responder o cliente na hora.

Além das três plataformas citadas acima, é possível estar presente em outras redes como o LinkedIn, que é uma rede específica de negócios.

De modo geral, as redes sociais então ganhando cada vez mais espaço como canal de vendas e em muitas empresas já tem o papel principal na geração de receita.

 

Qual o melhor canal de venda pela internet?

Com tantas opções o ideal é escolher aquelas que mais fazem sentido para a sua estratégia de vendas.

Não é necessário utilizar todas elas, mas sim combinar aquelas que você sabe que o seu público utiliza para chegar ao seu produto.

Então sabendo quais canais de venda pela internet você vai utilizar na sua empresa, garanta que eles funcionem de forma efetiva e consigam entregar agilidade, economia e comodidade para o cliente.

 

E na sua empresa? Quais são os principais canais de venda? Você já usa os canais de venda pela internet?

Se gostou desse conteúdo deixe seu comentário e compartilhe.

Para ler mais artigos como esse, acesse nosso Blog e siga a IBS nas redes sociais.

 

Compartilhe esse conteúdo