Seja uma oficina mecânica, auto center ou assistência técnica, manter uma boa gestão e um planejamento eficaz é essencial para se manter competitivo em um mercado concorrido. Para auxiliar nessa tarefa, é fundamental utilizar um sistema de gestão na sua oficina mecânica, ou assistência técnica.
Pensando nisso, elencamos 5 motivos para utilizar um sistema de gestão para oficinas na sua empresa. Continue lendo.
Auxilia na tomada de decisão
Com um sistema de gestão é possível registrar todas as entradas e saídas da oficina mecânica. Recebimentos de prestação de serviços e vendas diversas podem ser classificadas, bem como despesas variadas. Dessa forma, você tem dados sempre atualizados para análise e poderá fazer planos e investimentos.
Auxilia na redução de custos
Com as contas em mãos, aqueles gastos desnecessários, desperdícios e outras perdas acabam sendo minimizadas e, em alguns casos, evitadas. Tudo o que faz parte da oficina pode ser gerenciado: funcionários, suprimentos, despesas fixas e variáveis, entre outros.
Realiza o controle e cadastro de clientes
Através dessa funcionalidade, você saberá quem é e como é o seu público. Você pode ter o histórico de serviços prestados, peças mais utilizadas (auxiliando muito no momento de repor o estoque), o número de pessoas que frequentou a oficina em um determinado período, entre outros dados importantes.
Auxilia no controle de estoque
Um sistema de gestão de oficina mecânica permite cadastrar produtos e controlar o estoque da sua empresa. Com o controle de estoque, você tem informações que auxiliam na tomada de decisão.
Através dele você pode saber quais são os produtos que mais giram no seu estoque. Quais são os produtos a mais tempo parados no seu estoque. Quais são os produtos com o maior percentual de lucro, entre outras informações. Saiba mais sobre controle de estoque clicando aqui.
Auxilia no controle dos serviços prestados
A maioria dos sistemas de gestão para oficinas permite fazer a Ordem de Serviço (OS). Ela é um documento que formaliza o serviço que será prestado ao cliente e contém todas as informações relativas ao serviço prestado e orienta quanto aos procedimentos seguidos.
Com ela você pode controlar tempo e recursos que serão investidos em cada serviço prestado. Além disso, ela gera um histórico que permite ser consultado em serviços futuros, pois nem sempre o cliente se recorda da última vez que trocou componentes de seu carro. Dessa forma, não serão feitos serviços desnecessários da mesma forma que outros essenciais também não deixarão de ser feitos.
Como você pôde perceber, todos os motivos apresentados possuem relação uns com os outros. Afinal não seria possível melhorar a tomada de decisão sem ter um controle eficaz dos processos da empresa. Gerenciar melhor o negócio certamente reduzirá custos, aumentando seus lucros e tornando sua oficina mais competitiva no mercado.
Gostou da leitura? Deixe seu comentário, compartilhe este post com seus amigos e leia mais em nosso Blog e siga a IBS nas redes sociais. Quer saber como a IBS Sistemas ajuda oficinas e assistências técnicas com um sistema de gestão? Conheça nossas soluções e agende uma demonstração sem compromisso.
Conteúdos relacionados:
O que é Ordem de Serviço e qual sua importância?
O que você precisa saber sobre controle de estoque
3 dicas para otimizar o seu cadastro de produtos
Gestão empresarial: Por que usar um Sistema de Gestão?
- Método GTD (Getting Things Done): domine a Produtividade
- Como Implementar um Sistema ERP: Passo a Passo para uma Transição Suave
- O Processo de Desenvolvimento dos Sistemas da IBS: Um Guia Completo
- Os Benefícios do WMS na Gestão de Estoque
- Tutorial: Como Utilizar os Canais de Atendimento da IBS Sistemas
- 14 Causas Comuns de Problemas de Estoque: Como Identificar e Resolver