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5 motivos para usar sistema de gestão em oficina mecânica

5 motivos para usar sistema de gestão em oficina mecânica

Seja uma oficina mecânica, auto center ou assistência técnica, manter uma boa gestão e um planejamento eficaz é essencial para se manter competitivo em um mercado concorrido. Para auxiliar nessa tarefa, é fundamental utilizar um sistema de gestão na sua oficina mecânica, ou assistência técnica.

Pensando nisso, elencamos 5 motivos para utilizar um sistema de gestão para oficinas na sua empresa. Continue lendo.

 

Auxilia na tomada de decisão

Com um sistema de gestão é possível registrar todas as entradas e saídas da oficina mecânica. Recebimentos de prestação de serviços e vendas diversas podem ser classificadas, bem como despesas variadas. Dessa forma, você tem dados sempre atualizados para análise e poderá fazer planos e investimentos.

 

Auxilia na redução de custos

Com as contas em mãos, aqueles gastos desnecessários, desperdícios e outras perdas acabam sendo minimizadas e, em alguns casos, evitadas. Tudo o que faz parte da oficina pode ser gerenciado: funcionários, suprimentos, despesas fixas e variáveis, entre outros.

 

Realiza o controle e cadastro de clientes

Através dessa funcionalidade, você saberá quem é e como é o seu público. Você pode ter o histórico de serviços prestados, peças mais utilizadas (auxiliando muito no momento de repor o estoque), o número de pessoas que frequentou a oficina em um determinado período, entre outros dados importantes.

 

Auxilia no controle de estoque

Um sistema de gestão de oficina mecânica permite cadastrar produtos e controlar o estoque da sua empresa. Com o controle de estoque, você tem informações que auxiliam na tomada de decisão.

Através dele você pode saber quais são os produtos que mais giram no seu estoque. Quais são os produtos a mais tempo parados no seu estoque. Quais são os produtos com o maior percentual de lucro, entre outras informações. Saiba mais sobre controle de estoque clicando aqui.

 

Auxilia no controle dos serviços prestados

A maioria dos sistemas de gestão para oficinas permite fazer a Ordem de Serviço (OS). Ela é um documento que formaliza o serviço que será prestado ao cliente e contém todas as informações relativas ao serviço prestado e orienta quanto aos procedimentos seguidos.

Com ela você pode controlar tempo e recursos que serão investidos em cada serviço prestado. Além disso, ela gera um histórico que permite ser consultado em serviços futuros, pois nem sempre o cliente se recorda da última vez que trocou componentes de seu carro. Dessa forma, não serão feitos serviços desnecessários da mesma forma que outros essenciais também não deixarão de ser feitos.

Como você pôde perceber, todos os motivos apresentados possuem relação uns com os outros. Afinal não seria possível melhorar a tomada de decisão sem ter um controle eficaz dos processos da empresa.  Gerenciar melhor o negócio certamente reduzirá custos, aumentando seus lucros e tornando sua oficina mais competitiva no mercado.

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