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PIX: Empresas que aderiram, tiveram menor perda de faturamento

pix nas empresas

Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a FGV, 8 em cada 10 empresas utilizam o PIX. Lançado em novembro de 2020, ele foi um dos recursos usados pelas micro e pequenas empresas para enfrentarem a pandemia do coronavírus.

Segundo a 12ª edição da Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, 77% dos pequenos negócios já utilizam o PIX e as empresas que o adotaram tiveram uma queda de faturamento menor (33% de perda) do que as empresas que ainda não aderiram ao novo sistema (que registraram queda de 44%).

“A pandemia forçou os pequenos negócios a se digitalizarem e se tornarem mais abertos às inovações. O PIX foi muito bem adotado pelos microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas, principalmente pelos negócios mais simples e em localidades de difícil acesso”, pontua o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Segundo a pesquisa, a região Norte é a que tem a maior quantidade de adeptos desse tipo de pagamento (83%), seguida pela Centro-Oeste (82%), Nordeste (81%), Sul (78%) e Sudeste (74%).

 

O PIX nas empresas

As empresas do setor de Comércio são as que mais utilizam o PIX (86% aderiram), seguidas pelos negócios da Indústria (73%), Serviços (72%), Agropecuária (69%) e Construção Civil (65%).

Já quando se analisa as atividades, a que mais utiliza o PIX é a de pet shops e serviços veterinários, uma das menos atingidas pela pandemia. Segundo o levantamento, 93% dos negócios desse segmento adotaram essa modalidade.

Entre os empreendedores dos serviços de saúde e os de alimentação, 88% utilizam o PIX, seguidos pelos de beleza (87%) e academias (86%), sendo que esses três últimos estão entre os mais afetados pela crise.

“O PIX foi utilizado tanto por quem resistiu melhor à pandemia quanto pelos mais prejudicados, e teve uma contribuição importante na redução dos impactos das perdas de faturamento”, explica o presidente do Sebrae.

 

Porque as empresas usam o PIX?

Entre as motivações para essa alta adesão estão a facilidade de realizar cobranças e pagamentos de forma rápida, a isenção de taxas para consumidores, a possibilidade de realizar transações 24 horas, além da conveniência para pagamento, seja por QR Code ou Chave PIX.

“Esses benefícios também ajudam no fechamento do caixa e contribuem para que o empreendedor tenha melhores condições de tomar decisões mais assertivas para o negócio”, complementa Melles.

O Banco Central calcula que mais de 112 milhões de pessoas, incluindo os empreendedores individuais (MEI) e empresas, estejam utilizando o PIX, totalizando 348,1 milhões de chaves PIX cadastradas nas mais de 750 instituições habilitadas para ofertar o serviço, entre elas bancos tradicionais, fintechs, instituições de pagamento e cooperativas de crédito.

Até 31 de dezembro de 2021, já haviam sido realizadas mais de 1.4 bilhão de transações que movimentaram R$ 716,4 milhões.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias e Banco Central.

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