IBS Sistemas

5 Benefícios do PIX para o varejo

Benefícios do PIX

Prestes a ser implementada, o PIX é uma tecnologia que veio para facilitar, melhorar e agilizar o modo com que fazemos transações financeiras no nosso dia a dia. A partir de 16 de novembro o sistema financeiro do país passará a ter uma nova dinâmica através do sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central e que, com certeza, impactará de forma positiva na vida do brasileiro. Mas quais os benefícios do PIX para o varejo?

Pensando nisso, escrevemos esse artigo para ajudar o varejista a entender como o PIX pode beneficiar o seu negócio.

 

O que é o Pix?

O PIX é um sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central (BC), que permitirá a realização de transferências e pagamentos de forma eletrônica em até 10 segundos, 24 horas, 7 dias por semana (incluindo feriados) e sem passar por diversos intermediários.

O pagamento instantâneo via PIX tem como objetivo facilitar as transações financeiras entre pessoas, empresas, pagamento de contas e até mesmo o recolhimento de impostos e taxas do governo.

Em outras palavras, é uma nova forma muito mais rápida e fácil de fazer pagamentos e transferências.

Se você quiser entender como o PIX vai funcionar, é só ler o artigo PIX: O que é e como funciona? que escrevemos no nosso blog detalhando como serão as transações através dele.

 

Benefícios do PIX para o varejo

Desde o início ficaram claros os benefícios que o PIX vai entregar para a população em geral, como: velocidade e praticidade nas transações; disponibilidade imediata; segurança; custo menor que os meios tradicionais (TED, DOC etc.); e redução nos prazos de compensação.

Mas o varejo também vai ser impactado, quais as vantagens o PIX trará para as empresas varejistas? Acompanhe a seguir 5 benefícios do PIX para o varejo:

 

1 Redução de custos

O PIX poderá ser uma opção frente ao cartão de débito nas compras à vista e ao boleto bancário.

Atualmente as compras feitas com cartão de débito, são intermediadas pelas adquirentes de cartão, que cobram uma taxa sobre as transações, assim como a emissão de boleto também gera custos aos lojistas.

Com o PIX, as transações ocorrem instantaneamente e sabe-se que o custo ao lojista será bem menor que as taxas cobradas sobre as transações com cartão e boletos.

 

2 Facilidade, velocidade e disponibilidade

Com o PIX, as transações serão concluídas em até 10 segundos e estarão disponíveis 7 dias por semana (inclusive feriados) e por 24 horas.

Isso significa que o lojista (tanto e-commerce como loja física) terá o dinheiro disponível na sua conta imediatamente.

Para o e-commerce isso representa agilidade na confirmação de compra e início do processo de envio do produto.

Já as lojas físicas também poderão ter uma redução nas filas, já que a utilização do PIX será muito menos burocrática que outros meios de pagamento.

 

3 Segurança

A digitalização dos meios de pagamento já é uma tendência que vem se consolidando há anos no Brasil, onde os mecanismos de segurança estão sendo aprimorados cada vez mais.

Com o PIX não seria diferente, além de serem transações intermediadas pela rede do Banco Central, ainda existem os protocolos de segurança das instituições financeiras.

E para completar, o PIX ainda diminui riscos e custos com o armazenamento de dinheiro em espécie e transações através de boleto bancário.

 

4 Controle de inadimplência

Outra vantagem que o PIX traz para o varejista, é um maior controle de inadimplência. Para grandes redes varejistas ele facilitará a cobrança de contas atrasadas, já que não será necessário emitir um novo boleto e o cliente poderá efetuar a quitação de forma remota.

Dessa forma a confirmação do pagamento será instantânea, não sendo necessário esperar pela compensação de um novo boleto ou recebimento dos valores pagos com cartão.

 

5 Melhora na experiência do consumidor

O PIX será muito mais conveniente e rápido do que transações mais burocráticas como TED, DOC ou boletos, tanto para pagamentos, como para estornos.

Portanto, será muito mais vantajoso para o lojista estimular o seu cliente a realizar pagamentos através do seu smartphone, otimizando as operações e o fluxo de caixa.

Além disso, como comentado anteriormente, o PIX pode reduzir filas nas lojas físicas e, no caso dos e-commerces, agilizar o envio do produto, já que a confirmação do pagamento será muito mais rápida.

 

O PIX no varejo

Sabendo de todas essas vantagens que o PIX trará ao varejo nacional e à população como um todo, é hora de os empreendedores iniciarem uma fase de adaptação a esse novo meio de pagamento. Assim como os e-commerces, que já utilizam meios de pagamento eletrônico, as lojas físicas precisarão se adequar a essa nova realidade e passar a oferecer mais essa facilidade ao cliente.

Portanto, fique atento as novas tendências no mercado, onde grande parte das empresas fornecedoras de softwares de PDV já estão se atualizando para integrar e oferecer mais essa funcionalidade aos seus clientes.

Dessa forma, o varejo cumprirá um papel fundamental no incentivo a utilização do PIX e na inclusão financeira de seus consumidores, o que o tornará um dos principais responsáveis pelo sucesso dessa nova modalidade de pagamentos.

E você varejista, já está procurando se adaptar a essa nova realidade? Ficou com alguma dúvida sobre o PIX? Deixe um comentário aí embaixo!

Assista nosso vídeo, Como receber pagamento com PIX na sua loja entre em contato conosco para saber como receber pagamentos via PIX na sua empresa.

Se gostou desse conteúdo, compartilhe esse post com um amigo varejista.

Para ler mais artigos como esse, acesse nosso Blog e siga a IBS nas redes sociais.

Conteúdos relacionados:

PIX Cobrança: substituto do boleto?

PIX: O que é e como funciona?

PIX: Empresas que aderiram, tiveram menor perda de faturamento

Entendendo o PIX Saque e PIX Troco

Em um mês, PIX já representa quase 40% das operações



Compartilhe esse conteúdo