IBS Sistemas

NFC-e disponível em Santa Catarina

NFC-e em Santa Catarina

A partir de junho de 2021 a NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica) foi disponibilizada para todo o estado de Santa Catarina. Trazendo mais agilidade e praticidade na emissão de cupom fiscal, a NFC-e está substituindo o ECF (Emissor de Cupom Fiscal), velho conhecido dos catarinenses.

 

O que é a NFC-e?

Segundo o Sefaz, a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente e deve documentar as operações comerciais de venda presencial ou venda para entrega em domicílio ao consumidor final, que pode ser pessoa física ou jurídica.

Criado com base na NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) modelo 55, a NFC-e é um dos módulos do SPED.

 

Os softwares da IBS Sistemas já estão emitindo NFC-e em Santa Catarina

Os primeiros clientes da IBS Sistemas a emitir a NFC-e ainda em maio de 2021, foram as lojas Azulão Material de Construção e a recém-inaugurada Opa Grill de Joinville/SC.

Nota-se que essa será uma mudança gradual, onde à medida que os ECFs atingirem o limite de emissão das reduções Z, os comerciantes farão a substituição dos ECFs pela emissão da NFC-e.

Além disso, em novas lojas, a preferência tende a ser pela NFC-e e não mais ECF. Um dos fatores que mais pesam sobre essa decisão, é o custo de aquisição e manutenção dos equipamentos, que pode ser reduzido em até 50%, com a NFC-e.

 

A NFC-e traz facilidades para o comércio

Além de reduzir custos com equipamentos e manutenção, a NFC-e ainda diminui burocracias necessárias na utilização do ECF.

Com a NFC-e a empresa não tem necessidade de enviar a Redução Z, nem o Bloco X ou outros documentos adicionais, já que ela está integrada diretamente a Sefaz.

Essa integração elimina o armazenamento de papel, a aquisição de impressora fiscal, lacres, entre outros entraves, que fazem parte da rotina de quem possui a ECF.

A NFC-e também pode ser enviada por e-mail ao cliente e o armazenamento de dados gerados pela nota fiscal pode ser feito em nuvem.

Dessa forma, as informações ficam mais seguras, evitando que a empresa seja multada por não guardar de forma correta os documentos.

Para mais informações sobre a NFC-e emitida pelos softwares da IBS Sistemas, entre em contato conosco.

Você já utiliza a NFC-e na sua loja?

Gostou desse conteúdo? Compartilhe esse post.

Para ler mais artigos como esse, acesse nosso Blog e siga a IBS nas redes sociais.

Conteúdos relacionados:

Documentos fiscais: saiba quando emitir cada um

Entenda a diferença entre ECF e NFC-e

Entenda a diferença entre impressora fiscal e não fiscal

 

 

Compartilhe esse conteúdo