IBS Sistemas

CIF e FOB: Entenda a diferença entre os tipos de frete

CIF e FOB Entenda a diferença entre os tipos de frete

Atualmente, o frete é um fator decisivo no momento de realizar uma compra e a sua análise vai muito além do preço cobrado. Dessa forma, é muito importante conhecer os conceitos de frete CIF e FOB, que são duas modalidades de frete diferentes e estão previstos no INCONTERMS (International Commercial Terms ou Termos Internacionais de Comércio).

Por isso, a partir de agora vamos explicar o que significa frete CIF e FOB e como cada uma dessas modalidades funcionam.

Continue lendo!

 

Frete CIF

CIF é a sigla para Cost, Insuranse and Freight, que quer dizer custo, seguro e frete. Nessa modalidade, o frete é pago na origem, onde o vendedor é responsável por todos os riscos e custos de toda a operação de transporte de mercadorias.

Dessa forma, ao arcar com o frete, seguro e taxas, o fornecedor acaba embutindo esses valores no preço das mercadorias. Além disso, os impostos incidem sobre o valor do frete e da mercadoria. Assim, o comprador paga um valor único (preço do produto, impostos, seguro e frete) utilizado como base para o cálculo do ICMS.

Essa modalidade é mais utilizada em vendas ao consumidor final, que geralmente não tem conhecimento sobre os trâmites de transporte, como, por exemplo, vendas de e-commerce. Todos esses fatores acabam influenciando no custo dessa modalidade, que geralmente é maior que o frete FOB.

 

Frete FOB

FOB é a sigla para Free On Board, que literalmente quer dizer “livre a bordo”. Nessa modalidade, o vendedor deixa de ser o responsável pelo transporte da mercadoria a partir do despacho. Ou seja, o comprador é quem arca com os riscos e custos do transporte.

Dessa forma, os custos de frete não são embutidos no preço das mercadorias, tornando o frete FOB mais favorável ao vendedor. Também vale destacar que os tributos são específicos dos serviços de transporte. Onde, além do ICMS, incidem impostos como IPI, PIS e Cofins. Esses fatores tornam o custo dessa modalidade mais baixo.

O frete FOB é mais utilizado no mercado B2B (Business to Business ou de empresas para empresas). Isso ocorre quando empresas adquirem mercadorias de diferentes fornecedores bem como contratam ou fazem parcerias com transportadoras para coletar suas mercadorias.

Importante lembrar que a modalidade de frete deve ser destacada na nota fiscal da mercadoria.

 

Modelos de contratação de frete

Além das modalidades acima mencionadas, existem outras classificações de frete. Essas classificações são relacionadas ao transporte das mercadorias.

 

Contratação normal

A contratação normal é o modelo de frete mais comum, onde a transportadora faz a coleta da mercadoria no fornecedor e entrega diretamente ao destinatário. Nesse modelo não há nenhum intermediário no processo.

 

Subcontratação

O modelo de subcontratação é aquele em que a transportadora contratada repassa a operação de entrega para outra empresa. Isso pode acontecer quando a área de entrega está fora da área de cobertura da transportadora contratada ou prazos de entrega são muito curtos para viabilizar a operação.

 

Redespacho

No modelo de redespacho, o frete é realizado por duas transportadoras. A empresa contratada faz o percurso inicial, do ponto A até o ponto B, e outra transportadora contratada faz o percurso final, do ponto B até o destino da entrega. Cada transportadora é contratada separadamente e é responsável pelas suas próprias atividades.

 

Redespacho intermediário

Muito similar ao modelo anterior, o redespacho intermediário envolve pelo menos três transportadoras. Dessa forma, uma transportadora realiza o percurso inicial, do ponto A ao ponto B. Então uma segunda transportadora realiza o percurso intermediário, do ponto B ao ponto C. Finalizando, uma terceira transportadora realiza o percurso final, do ponto C até o destino da mercadoria.

 

Tipos de carga

Outro fator importante e que também tem influência sobre o tipo de frete a ser contratado, é o tipo de carga.

 

Carga fracionada

As cargas fracionadas são pedidos com poucos volumes, onde o veículo de transporte preenche a carga com pedidos de vários clientes. Esta modalidade acaba sendo mais econômica, já que atende várias empresas de uma vez.

 

Lotação

A carga lotação ou carga fechada, é feita em pedidos de grande volume, onde a carga ocupa toda a capacidade do veículo, enviada diretamente do fornecedor ao comprador.

Agora que você já sabe as diferenças dos tipos de frete CIF e FOB, ficou clara a importância que essas modalidades de frete têm no dia a dia da sua empresa. É importante ficar atento ao tipo de frete que melhor atende as suas demandas e qual o impacto que ele terá nas suas vendas.

Além disso, utilize ferramentas que facilitem a contratação do frete pela sua empresa. A IBS Sistemas possui módulos específicos para contratação de frete, dentro do nosso produto.

Gostou do artigo?  Compartilhe esse post. Para ler mais artigos como esse, acesse nosso Blog e siga a IBS nas redes sociais.

Conteúdos relacionados:

DC-e: Conheça Declaração de Conteúdo Eletrônica

Documentos fiscais: saiba quando emitir cada um

O que é o DIFAL e para que serve?

MDF-e: O que é?

 

Compartilhe esse conteúdo